1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SAÚDE

Vigilância Sanitária Municipal orienta sobre descarte correto de máscaras

A preocupação dos gestores aumentou devido a denúncias de descarte incorreto de máscaras e demais insumos do tipo.

26/03/2020 - 19:31
Por SECOM Toledo


A Secretaria de Saúde de Toledo (SMS), por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, orienta a população sobre o descarte correto de máscaras hospitalares para as pessoas que estão em isolamento domiciliar. A preocupação dos gestores aumentou com base em queixas de que as pessoas estariam misturando as máscaras usadas com outros tipos de resíduos e que, em alguns casos, o descarte estava sendo realizado junto com os materiais descartáveis.

Além das orientações sobre o descarte de máscaras, a vigilância lançou as seguintes orientações: Guia do Isolamento Domiciliar: como preparar para conviver com o suspeito, Higiene das mãos: segurança do paciente, Nota de Esclarecimento CFM 2019, Recomendações Covid – SOBECC, Orientações para Serviços de Saúde, Recomendações sobre o uso de máscaras, Protocolo de manejo clínico do Covid-19, Atendimento Departamento de Vigilância em Saúde, Fluxo de Manejo Clínico na Atenção PrimáriaCuidados em Domicílio: Pacientes Suspeitos e/ou Confirmados, Cuidados Pós-Óbito, Máscaras para Proteção de Aerossol, EPIs, Nota técnica nº4/2020 atualizada 21/03/2020, Assistência Farmacêutica Nota Orientativa 05/2020, Resolução RDC nº 356/2020 – confecção de EPIs

Esses insumos, quando utilizados no ambiente clínico ou hospitalar, possuem protocolos de descarte e destinação específicos e devem ser descartados como lixo hospitalar.  Porém, para residências é preciso tomar outros cuidados e utilizar soluções simples.

A Enfermeira da Vigilância Sanitária, Assione Vergani, relata um exemplo: “Pacientes, quando em suas residências, devem manter lixeira com tampa ao lado da cama e no banheiro com saco ou sacola de plástico para jogar o lixo (papel higiênico, lenço de papel, máscara e outros). Esvaziar a lixeira de duas a três vezes ao dia, fechando o saco ou sacola plástica e encaminhar para outro local, por exemplo, a lavanderia. No dia em que a coleta de lixo comum passar na sua residência, colocar todos os sacos plásticos com lixo dentro de um único saco ou sacola maior e encaminhar para a lixeira externa da residência, prédio ou condomínio”, explica a Enfermeira.

Assione reforçou a necessidade de isolar bem esse tipo de material do lixo orgânico antes de levar os resíduos para o local da coleta seletiva. Vergani foi enfática ao dizer que não se deve misturar em hipótese alguma com os materiais da coleta seletiva encaminhados para a reciclagem.

Ao encaminhar para as lixeiras comuns do prédio, casa, condomínio acondicionar em um único saco de lixo maior.

Sem nome %281144 x 250 px%29