1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná lota Teatro Municipal

Cerca de 1.200 pessoas prestigiaram no Teatro Municipal de Toledo, na noite de quarta-feira (13), uma das mais belas apresentações que a o palco já recebeu: a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP). O espetáculo faz parte da turnê que a Orquestra está realizando em todo o Estado.

14/07/2011 - 12:29


A apresentação foi marcada com o repertório de compositores clássicos, como o russo Nicholai Rimsky-Korsakov, o alemão Max Bruch e o brasileiro Camargo Guarnieri, com direito a bis. Além da apresentação de roteiro da Orquestra, quem esteve presente, também pode conferir o solo do músico e harpista Hélio Leite, natural do Rio de Janeiro.
A avaliação da secretária da Cultura, Rosângela Reche, é muito positiva quanto à apresentação, pois a população de Toledo compareceu em massa e isto mostra a sede que eles têm por cultura. A prova disso foi a ocupação máxima do Teatro. “Isso mostra que é viável trazer à nossa cidade atrações diversificadas, que fogem do convencional, como o pop, rock e o sertanejo universitário”. E quem completa essa afirmativa, lembrando a aceitação do público, é o maestro da Orquestra, Cláudio Cohen. “Nosso repertório foi bem recebido pela plateia e isso mostra que a população do interior do Estado, assim como dos grandes centros, está cansada de alguns estilos superficiais, e se voltam para a necessidade de apreciar e ter contato com música de mais qualidade”. Ele acrescenta ainda comentando que o repertório de Toledo é o mesmo apresentando em Curitiba, Brasília ou qualquer cidade do mundo. “A linguagem da música é universal. Este roteiro da região está sendo importante, pois aproxima a população da Orquestra que é dela mesma, é daqui, é do povo do Paraná”.
O grande público, a qualidade nas atrações faz com que novas portas sejam abertas na cultura de Toledo. Essa apresentação oportunizará novos espetáculos e shows deste segmento na cidade. Rosângela explica que a plateia de Toledo e região têm formação excelente para receber atrações deste tipo. “Não é comum na nossa região atrações como esta. Observando o Teatro lotado, prova que a cidade tem público e é capaz de atrair outras apresentações do mesmo tipo, com músicas clássicas e eruditas”.
A apresentação realizada em Toledo foi uma parceria entre a Secretaria de Cultura e o Teatro Guaíra, de Curitiba. Os ingressos foram disponibilizados à população, gratuitamente.
A diretora do Departamento de Cultura do município, Cátia Regina Barbosa, destaca que já estão sendo feitos alguns contatos para outros espetáculos em Toledo. “Pela grande aceitação que tivemos, já estamos em contato para novas apresentações na cidade. A cultura de Toledo está de portas abertas para todos. Os lugares disponibilizados foram ocupados e todos foram bem acomodados. Esta foi a prova que a população de Toledo e região realmente aprecia uma boa música”.

Orquestra Sinfônica do Paraná
Fundada em 1985, o OSP há quatro anos não se apresentava na cidade. Sempre inovando, este patrimônio cultural de todos os paranaenses há uma semana está em turnê pelo Estado, seguindo uma política cultural de descentralização. A OSP trouxe aproximadamente 70 músicos para sua apresentação em Toledo.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29