1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

SAÚDE

Medidas de contenção do coronavírus tem balanço positivo

Autoridades sanitárias reconhecem que já há circulação do vírus, mas até o momento, entre os pacientes testados não houve teste positivo

30/03/2020 - 20:16
Por Redação


Em Coletiva à Imprensa, via Rede Social, a secretária municipal de saúde, Denise Liel e o porta voz do Centros de Operações de Emergências (COE), Dr. Fernando Pedroti apresentaram o boletim epidemiológico, desta segunda-feira (30). Dos 29 casos notificados, 20 foram descartados e oito aguardam análise.

Pedroti explicou que as medidas adotas seguem os protocolos internacionais e que ao garantir ações de isolamento social, até o momento, a situação está sob controle, possibilitando aos agentes tempo de organização da estrutura para receber os pacientes que necessitarem de serviço médico.

O representante do COE relatou que houve alta hospitalar de pessoas suspeitas de Covid-19 que estavam internadas, mas outras deram entrada ao sistema, além das que se encontram em observação. Até a tarde desta segunda-feira cinco pacientes permaneciam internados.

Estrutura

Em Cascavel além dos oito casos confirmados, hoje teve um óbito pelo Coronavírus. Esta realidade faz com que agentes sanitários e parceiros intensifiquem a organização da estrutura. Denise Liel reafirmou a parceria com o Hospital Bom Jesus, lá estão sendo preparados 16 leitos de UTI. “Estamos discutindo com o Hospital, juntamente com os 18 municípios da Regional, a formação das equipes de trabalho e insumos. Todos estão comprometidos”, afirmou a secretária.

O Instituo João Paulo II está sendo preparado para ser uma unidade hospitalar de apoio. Lá devem ficar casos não graves, mas que necessitam de atenção, em especial, pessoas com comorbidades.

O município fez pedido ao Estado de mais respiradores que poderão ser usados, se necessário, numa ala do Hospital Regional que passa por reformas.

Testes para Covid

O Dr. Fernando Pedroti explicou que, a partir da Portaria 454/2020 do Ministério da Saúde que reconhecia que o país estava com contaminação viral comunitária. “Quando isto é feito, do ponto de vista epidemiológico muda o critério para a coleta de exames. Hoje o critério para coleta é para pacientes graves e hospitalizados. Quando nós trouxemos o nosso panorama, estamos dizendo que este é o número de pacientes que tiveram os exames realizados. Nós notificamos os demais casos, mas no Sistema e-SUS/VE que é para casos leves, os quais não há indicação de coleta do exame, e os casos graves notificamos no Sistema SIVEP/gripe e estes pacientes têm a indicação para realização do exame. Outra indicação é para profissionais de saúde que apresentem sintomas, porque se este profissional foi contaminado precisa ficar 14 dias afastado do atendimento público, se der negativo pode retornar antes. O objetivo é trazer mais profissionais para a linha de frente”.

Hoje o critério para coleta é para pacientes graves e hospitalizados. Quando nós trouxemos o nosso panorama, estamos dizendo que este é o número de pacientes que tiveram os exames realizados.

Isolamento Domiciliar

Pedroti afirma que os casos com sinais de síndromes gripal são monitorados a cada dois dias, via telefone. “O pessoal da informática desenvolveu um sistema que ao inserir um paciente o sistema avisa automaticamente quem deve ser monitorado a cada dia. Esse contato tem nos ajudado muito, neste tele monitoramento”.

Decreto

A orientação permanece para o fechamento do comércio. Nesta terça-feira (31), um decreto irá flexibilizar espaços como supermercados, padarias e postos de combustíveis. Estes estabelecimentos poderão funcionar nos horários de costume. A medida visa evitar a aglomeração nestes locais, considerados essenciais.

Comércio

Nesta terça-feira o COE se reunirá para avaliar o pedido das Entidades empresariais para a flexibilização do comércio, observando as medidas de segurança. Segundo as autoridades de vigilância, a partir dos dados de amanhã e das orientações do Ministério da Saúde irão se posicionar. Enquanto isso, a regra é manter fechado e ficar em casa.

Sesa confirma óbito em Cascavel

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais um óbito por coronavírus. Um homem de 66 anos, morador de Cascavel, teve a confirmação de Covid-19 neste domingo (29) e morreu na manhã desta segunda-feira (30).

O paciente possuía comorbidades e havia viajado para os Emirados Árabes com retorno ao Brasil no dia 14/03. Teve os primeiros sintomas no dia 18/03 e foi hospitalizado dia 25/03 em uma unidade da rede privada.

Oito novos casos foram confirmados nos municípios de Curitiba (3), Almirante Tamandaré (2), Rio Branco do Sul (1), Campo Largo (1) e Matinhos (1). Os pacientes são seis homens e duas mulheres com idades entre 26 e 59 anos.

Um caso confirmado no município de Colombo foi transferido para Curitiba visto que o paciente reside na capital.

PARANÁ – Dados do boletim registram atualmente 160 casos confirmados – cinco não residem no Estado –, destes, três óbitos, 2.877 casos descartados e 484 em investigação.

Dengue

Denise Liel reafirmou que o quadro é preocupante, pois o município tem mais de 2 mil casos confirmados. A Secretária disse que o Governo do Estado já autorizou a aplicação do BV-Pesado (realizado com carro), mas como o inseticida requer de cinco a sete aplicações (mesmo período em semanas), é necessário aguardar a equipe concluir o trabalho em outro município, para depois vir a Toledo.

Sem nome %281144 x 250 px%29