1144x150 %284%29

EMPREENDEDORISMO

Sebrae/PR faz aporte nas SGCs e orienta empreendedores sobre acesso a crédito

Instituição aportou R$ 5 milhões para garantia de financiamentos nas Sociedades Garantidoras de Crédito

31/03/2020 - 14:07
Por Agência Sebrae


Micro e pequenos empresários que precisam de linhas de crédito para ter suporte financeiro durante a crise do Coronavírus contam com o apoio técnico e financeiro indireto do Sebrae/PR. A instituição anunciou na última sexta-feira (27), o aporte de R$ 5 milhões nas Sociedades Garantidoras de Crédito (SGCs), além de outros 10 milhões disponibilizados pelo Sicoob e Governo do Paraná.

Com a injeção de 15 milhões nas SGCs, a projeção é que mais de 150 milhões em créditos sejam disponibilizados para pequenos empresários paranaenses, além dos 100 milhões do Fundo já em operação. A medida visa a contribuir para estimular a atividade econômica paranaense, assegurar a sobrevivência de empresas e manter empregos.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Sociedade Garantidora de Crédito - Central, que congrega as 6 SGCs do Paraná, Augusto Sperroto, a injeção dos recursos assegura que mais operações de crédito serão ofertadas ao micro e pequeno empresário neste momento delicado.

“As SGCs são ferramentas da indução do desenvolvimento e, por isso, essa iniciativa é muito louvável, porque esses 250 milhões de reais oferecem mais estabilidade às empresas. Não tenho dúvidas que todos os recursos do Fundo de risco serão bem utilizados”, comenta.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, é essencial que ações sejam realizadas pela saúde financeira do micro e pequeno empresário.

“Em todo Paraná, estamos trabalhando online com o intuito de informar, orientar para a tomadas de decisão e ajudar os empreendedores neste momento delicado. O fator crédito é essencial e, nesse sentido, fizemos junto com o Sicoob e o Governo do Paraná esse aporte para gerar mais garantias e facilitar o acesso ao crédito”, indica Tioqueta.

As SGCs facilitam o acesso ao crédito, fornecendo garantias para a obtenção de recursos financeiros de forma mais ágil e taxas menores que o mercado. Os empresários que desejarem informações sobre o acesso ao crédito, via SGC, podem acessar o site.

Atendimento

O Sebrae/PR promove uma força-tarefa para atender digitalmente e sem custos os empreendedores de micro e pequenas empresas em todo Estado, diante das medidas previstas para combater a pandemia do coronavírus (Covid-19).

O contato com essa força de trabalho pode ser feito pelo portal do Sebrae/PR. Nele é possível acessar canais como WhatsApp, 0800 570 0800 e telefones regionais, onde o empresário tem acesso livre e gratuito a orientações, exemplos de outros empreendedores que encontraram soluções inovadoras, dicas de como lidar com a atual situação, além de cursos online com conteúdos diversos.

Sem nome %281144 x 250 px%29