1144x150 %284%29

SAÚDE

Confinamento pode gerar deficiência de vitamina D, alertam especialistas

A suplementação pode ser necessária mesmo para pessoas saudáveis, já que a quarentena restringe o contato com o sol

01/04/2020 - 14:35
Por Agência Souk


A vitamina D é essencial para manter o equilíbrio mineral do corpo e a exposição ao sol ajuda a suprir entre 80% e 90% de toda a vitamina D que precisamos. Com a pandemia da Covid-19 e a necessidade de confinamento, as oportunidades de contato com o sol diminuem e com isso pode aparecer a deficiência dessa vitamina no organismo. A falta de vitamina D pode desregular o sistema imunológico e aumentar o risco de ocorrência de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, câncer, entre outras enfermidades.

A melhor forma de suprir a necessidade de vitamina D durante o confinamento é utilizar suplementos, que devem ser ingeridos com aconselhamento médico. "Para manter níveis adequados é preciso uma exposição diária ao sol de 15 a 20 minutos, mas agora isto não é viável para todos. Infelizmente os alimentos não conseguem fornecer a quantidade diária necessária, então a suplementação auxilia a deixar os níveis de vitamina D adequados”, explica Matheus Silvestre, nutricionista do Plunes Centro Médico, em Curitiba.

Quando necessária, a suplementação é realizada após uma análise do exame de sangue do paciente, para que o profissional identifique a quantidade que o organismo precisa.  “As pessoas devem procurar um profissional, fazer o exame de sangue e com isso iniciar a suplementação. Em nenhum momento a automedicação é recomendada”, frisa Silvestre. A recomendação é ingerir a suplementação preferencialmente de forma oleosa, seja em cápsulas, gotas ou até mesmo spray.

Sem nome %281144 x 250 px%29