1144x150 %284%29

SAÚDE

Toledo terá Unidades de Saúde específicas para síndromes gripais

A medida visa isolar possíveis casos de coronavírus de outras demandas de saúde

08/04/2020 - 20:20
Por Assessoria


Como parte das medidas de retardamento dos casos de coronavírus, a Secretaria de Saúde, Denise Liel e o porta voz do Centro de Operações de Emergência (COE), Dr. Fernando Pedroti, anunciaram a reorganização das Unidades de Saúde de Toledo. Eles alertam que, se 1% da população for acometida pelo coronavírus, Toledo precisará no mínimo 70 leitos de UTI.

Pedroti e Denise alertaram para o descaso com as orientações de isolamento social. Os profissionais disseram estar decepcionados com a desatenção de parte da comunidade que tem circulado normalmente pela cidade. “Não vemos uma parcela da população compreendendo a importância do isolamento social. Se tivermos só em Toledo 1% da população acometidas pelo vírus, vamos precisar no mínimo 70 leitos de UTI, no melhor dos cenários podemos chegar a 36 leitos de UTI para a região inteira, estamos falando aqui de 400 mil pessoas, neste cenário vamos precisar pelo menos 350 leitos de UTI. Pela média nacional de tempo de internação em UTI, nós teremos que tentar distribuir estes casos por, pelo menos, cinco meses, caso contrário teremos sobrecarga do Sistema de Saúde. Se precisar não vai ter leito, esta é a realidade. Não porque não queremos, mas porque o Estado do Paraná não tem este número de leitos”.

Se tivermos só em Toledo 1% da população acometidas pelo vírus, vamos precisar no mínimo 70 leitos de UTI, no melhor dos cenários podemos chegar a 36 leitos de UTI para a região inteira, estamos falando aqui de 400 mil pessoas, neste cenário vamos precisar pelo menos 350 leitos de UTI

A Regional de Toledo conta com 10 leitos de UTI para casos de Coronavírus até o momento, deve ganhar outros 16 no Hospital Bom Jesus.

Os profissionais advertiram que se a população não observar os cuidados e orientações das autoridades em vigilância em saúde, não irão hesitarem tomar medidas mais drásticas.

Reorganização das UBS

A partir da próxima semana, as Unidades de Saúde do Cosmo, Jardim Porto Alegre, Santa Clara e Jardim Panorama serão referência para todos os casos de sintomas de gripe. As pessoas com sintomas de gripe devem primeiramente ligar para o telefone 3055 8872 e, em recebendo orientação para buscar serviços de saúde devem buscar uma dessas Unidades Básica de Saúde.

As demais demandas e vacinas terão como referência as Unidades do Jardim Porto Alegre, Centro de Saúde, Jardim Europa, Caique/Maracanã e São Francisco.

As Unidades da Vila Industrial, Jardim Concórdia, Pancera, Bressan e Alto Panorama terão os serviços suspensos, pois os servidores destas Unidades serão remanejados para o Hospital de Campanha João Paulo II e para os horários estendidos das Unidades de referência para Síndromes Gripais que atenderão das 7h às 19h e, em regime de plantão para os finais de semana.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29