Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

SAÚDE

Profissional da saúde testa positivo para Covid-19, em Toledo

O município tem dois casos positivos testados na manifestação do sintoma e outros dois casos que atestaram positivo, após os 14 dias

13/04/2020 - 19:43
Por Assessoria


O profissional da saúde teve os primeiros sintomas no dia cinco de abril e o resultado saiu no domingo (12). O resultado não constava no Boletim da Sesa-PR porque o teste foi realizado na rede privada e a notificação aconteceu nesta segunda-feira (14), e ainda, o caso pode ser contabilizado no município em que o profissional reside. Dr. Fernando Pedrotti informou que o profissional está afastado e da mesma forma as pessoas que tiveram contato com ele.

Toledo testou 72 casos suspeitos, destes 64 negativaram e sete estão aguardando resultado e os casos positivos nas condições acima. “As ações de bloqueio, isolamento das pessoas que tiveram contato com o vírus, refletem no menor número de casos. Temos estes números, mas podemos ter mais, só não os encontramos”, disse Dr. Pedroti.

Os casos de síndromes gripais têm outro registro, no Call Center, inclusive suspeitos de Covid-19. “No sábado, tínhamos 84 pacientes para ligar e monitorar. Pessoas que tenham algum sintoma de gripe, em especial febre e tosse, devem ligar no 3055 8872 para ser orientado”, orientou Pedrotti.

A secretária de Saúde, Denise Liel comentou a ocupação de leitos nas cinco regionais de saúde do Oeste. “Nas UTis a taxa de ocupação é de 20% e nos leitos clínicos a taxa de ocupação é 10%”. Ela advertiu que é preocupante a circulação das pessoas, inclusive considerando o número de casos na região, como por exemplo, Cascavel que segundo ela na proporção/habitantes é o maior do Estado. Cascavel tem 60 casos confirmados e dois óbitos.

Flexibilização do Comércio

Dr. Fernando Pedrotti disse que a intenção não é voltar fechar o comércio, mas esta questão depende de três fatores. “O número de casos registrados; comportamento social, respeito ao isolamento social, evitar aglomerações e, os comerciantes respeitarem as regras”.

Dengue

Toledo tem 3075 casos notificados, 214 negativos e 56 aguardam resultado. Positivaram 2805 casos, destes 2746 são autóctones (contraído no próprio município) e 59 importados. Até o momento são três mortes por dengue (dois homens e uma mulher) e, mais uma morte suspeita, aguardando resultado de teste, segundo informação da Secom.

A Secretária de Saúde, Denise Liel disse que não tem data para realização do fumacê, que a ação depende do Estado.

C%c3%b3pia de web banner 550x250px