Casa de not%c3%adcias 1144x150

TECNOLOGIA

Consumo de Internet cresceu mais de 26%, em Toledo

O crescimento foi registrado a partir do isolamento social devido o Coronavírus

14/04/2020 - 09:20
Por Assessoria


Toledonet Telecom, provedora regional de Internet, registrou a partir do isolamento social um aumento no consumo de Internet de 26,6%. O perfil deste consumo vai de entretenimento ao home office. O incremento foi absorvido pela margem de reserva da operadora.

Com o isolamento social o tráfego de Internet teve um incremento de 40% no horário comercial. “Normalmente a sobrecarga acontece a partir das 18h, mas com o isolamento social houve uma redistribuição do consumo ao longo do dia, totalizando este crescimento de quase 27%”, explicou o presidente da Toledonet Telecom, Marcos Thielke.

O aumento de demanda não impacta na qualidade do serviço da operadora. “Sempre trabalhamos com uma margem de segurança e percebendo o aumento do consumo, conseguimos num tempo recorde, ampliar a nossa infraestrutura e, consequentemente, ampliamos nossa capacidade de transmissão”, destacou Thielke.

Qualidade de transmissão

No início da Pandemia os consumidores viram uma redução na qualidade dos vídeos. “Isto não tem a ver com a capacidade da Internet que oferecemos, mas com a decisão da Netflix, Facebook e Instagram que reduziu a taxa de bits (bitrate), na transmissão dos vídeos, para evitar sobrecarga na Internet, durante a pandemia do coronavírus”.

Internet na sua casa

Um problema comum é a baixa capacidade dos roteadores. “Os aparelhos mais baratos, geralmente suportam três a quatro dispositivos conectados, quando opera no limite da sua capacidade trabalha mais devagar, quanto mais dispositivos conectados a ele, mais lenta será a transmissão”, orienta Marcos Thielke.  Além da necessidade de manutenção das configurações dos roteadores e a atenção a vida útil dos aparelhos.

A distância do dispositivo do roteador interfere na qualidade do sinal. “O Wi-Fi nivela o sinal de todos os dispositivos com o sinal do dispositivo que estiver mais distante, ou seja, o que estiver ao lado roteador terá o mesmo sinal do mais distante”.

Os distribuidores de sinal nem sempre são a solução. “O ideal é ter vários roteadores e conectá-los via cabo. Distribuidores funcionam bem se estiverem próximos ao roteador. E são bons quando estão em uma área grande e aberta. Outra dica, Smart TV deve estar sempre conectada ao cabo, nunca no Wi-Fi”, alerta o presidente da Toledonet Telecom, Marcos Thielke.

Thielke alerta para que sempre que o consumidor perceber a transmissão mais lenta, solicite avaliação do suporte que irá orientar para a melhor solução.

Sem nome %281144 x 250 px%29