Casa de not%c3%adcias 1144x150

LITERATURA

Livro revela os mais valiosos bastidores dos esportes

Por que alguns atletas e times vencem muito mais que outros? Por que alguns se recuperam fácil quando caem, enquanto outros sofrem tanto? Talento não explica. Com base em cinco anos de pesquisas, José Salibi Neto e Adriana Salles Gomes provam que os técnicos esportivos tendem a fazer toda a diferença e revelam os pontos comuns dos treinadores seriais de campeões

14/05/2020 - 15:24
Por Assessoria de Imprensa


O Brasil poderia melhorar seu desempenho nos esportes de uma maneira mais fácil, rápida e barata do que depender de políticas e financiamento adequados? José Salibi Neto e Adriana Salles Gomes fizeram-se essa pergunta, bastante pragmática, antes da Rio 2016 e conduziram uma investigação de cinco anos ao redor do mundo em busca de respostas. A conclusão: o técnico, por si só, é capaz de elevar as chances do sucesso no esportes. Mas trata-se de um tipo de técnico com determinados comportamentos. Em O algoritmo da vitória, lançamento do selo Planeta Estratégia, entusiastas dos mais variados esportes podem entender os elementos que os técnicos acionam para criar e sustentar o espírito campeão. E, embora sejam elementos específicos da seara esportiva, podem inspirar líderes a melhorar o desempenho de suas equipes, profissionais a cuidar da sua carreira e até pais a preparar melhor os filhos para o futuro do trabalho.

Para testar a hipótese do papel decisivo do técnico no êxito dos atletas, os autores pesquisaram atletas de desempenho excepcional como Tom Brady, Cristiano Ronaldo, Raí, Gustavo Kuerten, Usain Bolt e Michael Phelps, entre muitos, e ficou evidente o impacto do técnico mesmo sobre os mais talentosos entre os talentosos. Então, entrevistaram e pesquisaram técnicos de primeira linha, entre os quais Bob Bowman, o único a treinar Michael Phelps; Brad Gilbert, que teve como pupilo o tenista André Agassi; os dois técnicos colecionadores de títulos do vôlei mundial - os brasileiros Bernardinho e José Roberto Guimarães -; Phil Jackson, o lendário coach dos lendários Chicago Bulls e Los Angeles Lakers etc.

Em esportes que vão do futebol ao atletismo, do boxe ao hóquei no gelo, da ginástica artística ao pólo aquático, do ciclismo ao surfe, José Salibi Neto e Adriana Salles Gomes encontraram e mapearam 8 elementos comuns aos técnicos mais vitoriosos. Assim, surgiu o "algoritmo da vitória", com 8 lições poderosas - muitas das quais surpreendentes - que transcendem o universo esportivo e podem ser seguidas por todos que quiserem melhorar desempenho, seja no jogo mental, na comunicação, em proporcionar um ambiente de crescimento, na criação de um espírito de equipe e de estratégia.

Além de proporcionar deliciosas histórias dos esportes num momento em que novas histórias ficaram em suspenso, este livro também é um alento num cenário que exige dedicação, perseverança e construção de futuro de todos nós. Como disse Philip Kotler, "pai" do marketing, "nunca vi um livro melhor do que este sobre coaches e seu papel em obter o maior esforço de atletas e times. Seus achados são relevantes em todas as áreas da vida" .

Sobre os autores

O jovem tenista José Salibi Neto venceu um grande número de torneios. Mas, ao lhe garantir uma bolsa de estudos na Universidade da Carolina do Sul (USC), Estados Unidos, o tênis fez com que enveredasse pelo mundo dos negócios. Salibi cofundou a HSM, que se tornou a empresa líder em educação executiva, fez MBA na USC e seu nome é associado à introdução dos principais conceitos da gestão contemporânea por aqui. Hoje, como um dos maiores palestrantes do país e mentor de líderes, dedica-se a ajudar empresas e profissionais a atingir seu potencial máximo. É coautor dos livros Gestão do amanhã e O novo código da cultura.

Embora não tenha sido atleta de alto rendimento, Adriana Salles Gomes é torcedora apaixonada, jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP) e diretora editorial das revistas HSM Management e MIT Sloan Review Brasil. Entre seus livros anteriores estão os inovadores guias de viagem Fuja no Fim de Semana, Fuja de Casa com as Crianças, Fique em São Paulo e Fuja por um Ano - Sabáticos.

Sem nome %281144 x 250 px%29