1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Campanha ‘Ninguém Mexe Comigo’ lança música para proteger crianças e adolescentes do abuso sexual

Clipe lançado em 18 de maio tem participação do cantor Marcelo Jeneci

 

19/05/2020 - 09:58
Por Assessoria de Imprensa


Em sintonia com a campanha nacional "Faça Bonito",  de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, um grupo de artistas, ativistas e profissionais engajados na luta pelos direitos humanos lança a campanha musical “Ninguém Mexe Comigo!”. 

A música, composta pela cantora e atriz Bruna Caram, foi criada por meio de intensa troca de ideias entre os envolvidos. "Tive de ouvir muito. Reescrever e cantar de novo várias vezes. Foi desafiador colocar na canção a voz silenciada de muitas crianças que sofrem com abusos. Agora, a música vai para o mundo, tenho esperanças", afirma Bruna, que é mãe de um menino de 5 meses. No clipe da canção, Bruna é acompanhada por Marcelo Jeneci na voz e sanfona, além do violino de Alice Bevilaqua de Castro e a interpretação de libras de Roberta Almeida.

O grupo é liderado pela designer e ativista Paola Bellucci Ortolan, atualmente cursando mestrado em Estudos da Paz na Universidade Soka, em Tóquio. Mesmo morando no Japão ela decidiu agir para combater o abuso sexual no Brasil. "Acredito que a arte é uma poderosa ferramenta de transformação. As ideias foram se encaixando conforme eu ia me conectando com pessoas talentosas e com o mesmo engajamento que eu. A campanha criou forma em tempo recorde durante a pandemia", conclui Paola que acredita no poder da inteligência coletiva para solucionar problemas complexos como este.

A composição também está inspirada no livro infantil “Não Me Toca, Seu Boboca” de Andrea Viviana Taubman, publicado pela Editora Aletria com ilustrações de Thais Linhares. "Estou feliz em fazer parte deste projeto porque a Ritoca, a personagem do livro, vai chegar ainda mais longe com seu grito", afirma Andrea. 

A intenção desse campanha é concretizar, por meio da arte, o artigo 227 da Constituição Federal, ou seja, assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, ao respeito, à liberdade e colocá-los à salvo de toda forma de negligência, exploração, violência, crueldade e opressão. 

O dia 18 de Maio foi escolhido para o lançamento dessa campanha por ser o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00. 

Mais de 17 mil denúncias em 2018

Mesmo sendo o crime mais subnotificado que existe, os números da causa impressionam. Segundo dados contabilidados pelo Disque 100 em 2018, foram registradas mais de 17 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes - https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2019/junho/criancas-e-adolescentes-balanco-do-disque-100-aponta-mais-de-76-mil-vitimas). 

É um crime que, normalmente, não tem testemunhas e não deixa rastros, cometido por pessoas do convívio da criança. A campanha “Ninguém Mexe Comigo” vai ao encontro da necessidade de se diminuir a relação assimétrica de poder entre o abusador e a vítima, ao menos no que tange ao discernimento da situação. O grupo afirma com base em pesquisas que a maioria das crianças - principalmente as mais novas - não compreende a diferença entre carinho e toque abusivo, principalmente porque em grande parte dos casos há uma relação afetiva que a criança não quer destruir. 

“Os abusadores e as abusadoras, de um modo geral, estabelecem um ‘pacto de silêncio’ com as vítimas, mediante ameaças de várias naturezas. A vítima, por não compreender a dimensão real das ameaças, se cala e o ciclo de abuso se perpetua”, observam, explicando que a campanha musical dá voz à vítima que, habitualmente, se cala especialmente nesse momento de isolamento social, rompendo esse ciclo que poderá comprometer severamente o desenvolvimento da sua sexualidade saudável e interferirá nas suas dimensões psicossociais, causando danos muitas vezes irreversíveis.

O propósito da campanha é fazer com que as crianças (mesmo as pequenas) e adolescentes identifiquem a situação de potencial abuso e se defendam antes dele se concretizar. No curto prazo, espera-se que elas consigam comunicar a alguém o que estão passando durante o isolamento e, no longo prazo, que essa violação dos direitos de crianças e adolescentes não aconteça mais.

"Ninguém Mexe Comigo"

Siga a campanha nas Redes Sociais e compartilhe:

Instagram: @ninguem.mexe.comigo

facebook.com/ninguem.mexe.comigo

Sem nome %281144 x 250 px%29