1144x150 %284%29

CULTURA

Tradicional festividade de Santa Rita tem programação diferenciada devido a pandemia

Entre as ações está a Celebração de Missa nas redes sociais e bênçãos das rosas dentro de carros

19/05/2020 - 17:02
Por Redação com informação assessoria


A Igreja Católica realiza os ritos em homenagem a Santa Rita de Cássia há 29 anos, enfrentando diversidades, mas nunca na dimensão da Pandemia de Coronavírus. Apesar das dificuldades o grupo chamado Ritianas, não esmoreceu e buscou alternativas para professar sua fé.

A Nota à imprensa das Ritianas conta que os preparativos para a Festa em Honra a Santa Rita de Cássia tiveram início no mês de fevereiro, com a tradicional Quinzena em Louvor à Santa, que acontece toda quinta-feira no seminário Santa Mônica com missa e oração da Coroa de Santa Rita. O isolamento social devido a Pandemia chegou na 7a quinta-feira, quando foram suspensas as missas e celebrações.

Tradicionalmente o ápice da Homenagem acontece no dia 22 de maio, com a celebração e bênção das rosas. Com a impossibilidade dos encontros presenciais, as Ritianas deram continuidade a Quinzena em Louvor à santa Rita através de lives no Instagran da Associação Santa Rita de Cássia (@assoc.santaritadecassia), sempre às quintas-feiras às 18h. E nos dias 19,20 e 21 de maio serão realizadas as lives do Tríduo em preparação à Festa de Sta. Rita.

Já no dia 22 de maio, às 19h será realizada a Missa em Honra a Santa Rita com transmissão pelo Facebook da Associação Santa Rita de Cássia. “Santa Rita nos deixou exemplos admiráveis a seguir. Sua vida foi marcada pela fé, paciência, humildade e caridade. Diante das tragédias, Rita buscava suas respostas em Deus. Nele encontrava firme e inabalável socorro em dias difíceis. Refletindo sobre sus ensinamentos percebemos que estes atribulados tempos de pandemia e isolamento social tornaram-se propícios para seguirmos os exemplos de Santa Rita”, diz a nota das Ritianas.

No dia 23 de maio será realizada a tradicional Bênção das Rosas. As pessoas não descerão dos carros e os orientadores pedem aos participantes que seja observado o Decreto Estadual de obrigatoriedade do uso de máscaras. A Procissão acontece entre 15 e 17 horas, no Seminário Santa Mônica. O roteiro tem acesso pela Rua Guarani e saída Alcides Etchegoyen, a Bênção será dada pelos Freis Agostinianos. Neste ano não será vendido rosas no local.

Durante as Bênção das Rosas será arrecadado fraldas descartáveis RN e P, da Campanha Enxoval Solidário.

Sem nome %281144 x 250 px%29