1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

UTFPR/Toledo doa álcool líquido e em gel para a Assistência Social

100 litros do produto (75 em gel e 25 líquido) foram entregues nesta quarta (27) e se destinarão à proteção dos profissionais e pessoas atendidas pelos serviços da pasta 

27/05/2020 - 17:27
Por Assessoria


A Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) recebeu nesta quarta-feira (27) a doação de 100 litros de álcool (75 em gel e 25 em estado líquido) do câmpus de Toledo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O produto, fundamental neste período de pandemia de Covid-19, será utilizado pelos profissionais e pelas pessoas atendidas pelos diversos tipos de serviço oferecidos pela pasta.

 

A instituição de ensino superior, que tem realizado repasses periódicos à Secretaria de Saúde e à Vigilância Epidemiológica, é também responsável pela produção do álcool em gel. Sob a orientação de dois técnicos e quatro professores, acadêmicos dos cursos de Tecnologia em Processos Químicos e Engenharia de Bioprocessos e Tecnologia transformam matérias-prima no produto de higiene que faz toda a diferença no combate ao novo coronavírus.

 

A UTFPR/Toledo, por meio do coordenador do mestrado em Tecnologias em Biociências e docente do Magistério Superior, Renato Eising, também está fazendo a “ponte” entre a instituição e quem pode ajudar com insumos para a fabricação e também com entidades e órgãos públicos que tanto necessitam de álcool em gel. Caminhoneiros e pessoas que trabalham ou são atendidas por casas de repouso para idosos também são beneficiados pela ação.

 

O álcool em estado líquido está sendo obtido a partir de 2.000 litros viabilizados por um grupo de empresários e pelo Conselho de Desenvolvimento de Toledo (Comdet). A Receita Federal também contribuiu com a doação de bebidas alcoólicas apreendidas em ato de contrabando e/ou descaminho que agora estão sendo destiladas pela equipe do projeto da UTFPR. A transformação em álcool gel se dá por meio de gelificante fornecido por indústria química localizado no estado de São Paulo.

 

Projetos semelhantes da UTFPR/Toledo estão sendo realizados em outros câmpus da instituição, que lançou no início de abril uma campanha de arrecadação dos insumos necessários para a fabricação: álcool 90% ou acima, glicerina, isopropanol, peróxido de hidrogênio e frascos novos para envase de 100 e 250 ml. Interessados em ajudar podem obter mais informações pelo telefone do câmpus - (45) 3378-6800 - ou pelo e-mail coronavirus-td@utfpr.edu.br.

Sem nome %281144 x 250 px%29