Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Toledo tem 20 casos confirmados de Covid-19

Dez casos com a doença ativa e 20% em UTI em estado grave

27/05/2020 - 18:30
Por Redação


As autoridades em Vigilância Sanitária do município de Toledo anunciaram nesta tarde mais três casos de Covid-19. Duas mulheres e um homem, totalizando 20 casos, sendo que 10 deles já recuperados, oito em acompanhamento domiciliar e dois em UTI inspirando cuidados. Outros 14 exames aguardam resultado.

Uma das mulheres com 28 anos de idade – com sintoma de tosse seca, a outra mulher tem 51 anos com tosse seca e desconforto respiratório, ambas contato de outras pessoas que já testaram positivo e o senhor com 63 anos de idade com histórico de viagem para São Paulo.

O caso de óbito de moradora de Toledo, suspeito de Covid-19, não se confirmou.

O que chama a atenção é a ocupação de leitos de UTI nos Hospitais referência para Covid-19. O Hospital Moacir Micheleto, em Assis Chateaubriand 80% dos leitos de UTI estão ocupados e no Hospital Bom Jesus 56%.  Em Cascavel que chegou a 321 caos confirmados de Covid-19, o Hospital de referência HUOP tem 90% dos leitos de UTI estão ocupados. Segundo as autoridades em Vigilância Sanitária a ocupação de leitos é monitorada a nível da macro oeste, e tão logo os índices apontarem para uma evolução de casos, as ações de flexibilização de abertura dos estabelecimentos podem ser revistas. Segundo o boletim do Sesa-PR, a Região Macro Oeste tem 71 leitos de UTI específicos para Covid-19, 24 deles ocupados, totalizando 34% de ocupação.

Agravamento da doença

No Estado 7,3% dos casos confirmados de Covid-19 necessitaram de internação e 4,3% evoluíram para o óbito. “Em Toledo, neste momento, 10% dos confirmados estão hospitalizados. Não queremos gerar pânico, mas essa doença não está longe, ela está perto de nós. Perto daqui estamos com pessoas na UTI. Isso está acontecendo no nosso meio e as questões climáticas agrava as doenças respiratórias que demandam mais do serviço de saúde. Agregando a isso os casos confirmados e suspeitos de covid-19. Todos devemos estar alertas aos cuidados. Um dos nossos pacientes de UTI deu entrada no serviço de saúde de manhã e à tarde ele precisou ir para UTI e ser entubado”, manifestou preocupação Dr. Fernando Pedrotti.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29