1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

TECNOLOGIA

Cooperados Copagril acompanham produção de aves pelo celular

O aplicativo é um aliado para acompanhar os números e o desenvolvimento das aves e da granja, como peso dos animais, mortalidade, consumo de água e ração, entre outras funcionalidades

29/05/2020 - 15:44
Por Assessoria


O frango é hightech (alta tecnologia em tradução livre) e agora está no celular. Os números, resultados e ações da granja já não são apenas físicos ou reféns de papel e caneta, agora as informações da produção estão online, para serem acessados em qualquer lugar, seja dentro da granja, na sede da cooperativa ou há milhares de quilômetros de distância. Essa é a avicultura 4.0, é a inovação tecnológica que está nas mãos do produtor rural.

A Copagril implantou um grande e importante projeto tecnológico para atender toda a cadeia de produção de aves, especialmente voltado à eficiência nas granjas dos cooperados. Com a plataforma que pode ser acessada pelo celular, produtores de aves cooperados da Copagril podem atualizar os dados dos lotes e verificar as informações em qualquer momento e lugar.

O aplicativo é um aliado para acompanhar os números e o desenvolvimento das aves e da granja, como peso dos animais, mortalidade, consumo de água e ração, entre outras funcionalidades. Tudo aquilo que já faz parte do dia a dia de manejo na granja, mas com uma grande diferença, agora tudo pode ser feito pelo celular e assim não precisa de planilhas e grandes arquivos para comparar ou avaliar.

Na prática

Um dos cooperados da Copagril que usa o aplicativo é o Vilmar Dinebier, que confidencia, que o principal usuário é o Maicon, empregado que cuida das granjas. “O principal uso do aplicativo é com o Maicon, mas acompanho diariamente o que está acontecendo na propriedade. O aplicativo é muito útil para conseguirmos gerenciar melhor e também passar os dados para a cooperativa”, explica o proprietário.

Vilmar tem três aviários em uma propriedade próxima a Unidade Industrial de Aves, em Marechal Cândido Rondon. Maicon Guilherme Rodrigues Moreira trabalha no manejo das aves e rapidamente “pegou o jeito” do aplicativo. “O uso do aplicativo facilitou a comunicação e a resposta ficou mais rápida e eficaz. Também é fácil, simples de configurar e trabalhar com o aplicativo. Por exemplo, uma vez houve uma mortalidade acima do regular, cadastrei os dados no aplicativo e em questão de uma hora o pessoal da cooperativa já entrou em contato para verificar o que aconteceu e avaliar o problema, isso nos ajuda e dá segurança no trabalho”, descreve.

“A maioria das pessoas têm o celular e usa no dia a dia, é comum estar com ele no bolso em qualquer momento, a ficha de papel não é tão prática. Você está em qualquer lugar da granja e o celular está junto, com o aplicativo em mãos é fácil fazer o registro no momento da ocorrência”, comenta Maicon.

Equipe técnica

A equipe do Fomento Aves da Copagril está acompanhando o uso do aplicativo e como comentado por Maicon, a atualização em tempo real é visualizada pelos profissionais, que podem responder conforme os dados apresentados. Facilitando o acompanhamento de técnicos e gestores.

“Para nós, o aplicativo ajuda muito na troca de informação. Por exemplo, sobre a entrega de ração, antes o produtor precisava ligar para os técnicos, para a unidade ou para a fábrica, agora tem tudo na mão, com todo o agendamento”, diz Karin Schneider, zootecnista da Copagril.

Ela também explica que o produtor pode verificar o comparativo dos resultados de sua produção e da Copagril, pode fazer chamados pelo aplicativo, acompanhar a mortalidade e peso. “No momento que o produtor lança no aplicativo a informação chega para a equipe do Fomento Aves. O produtor rapidamente recebe o assessoramento em caso de discrepância”, comenta a profissional.

“Também ajuda na comunicação com o técnico, que pode acompanhar e atender rapidamente. Também é possível observar a programação de ração, o agendamento e controle, até mesmo para liberar antes, caso seja possível”, lembra Maicon ao falar sobre as várias funções disponíveis no aplicativo.

Na indústria

Além de favorecer o desenvolvimento do manejo e controle do produtor dentro da propriedade, o uso do aplicativo contribui as atividades em toda a cadeia de produção avícola, em especial na indústria. “Com um controle maior em cada propriedade, podemos conseguir mais homogeneidade no peso das aves no momento de abate, o que é muito importante para indústria, em especial, pensando no mercado consumidor”, revela o supervisor do Fomento Aves Copagril, Gleisson Trentini.

O aplicativo está disponível para todos os cooperados integrados na produção de aves, em caso de dúvidas ou para mais informações podem ser contatados os técnicos da Copagril.

 

*Matéria divulgada na Revista Copagril Edição 115 (março/abril). Você pode conferir o conteúdo original em: https://www.copagril.com.br/revista/85.

Sem nome %281144 x 250 px%29