1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

TECNOLOGIA

UEM faz live sobre aplicativo que projeta previsões de infecções e mortes pela Covid-19

Ferramenta mostra, com auxílio de gráficos, a situação atual do país por localidades

03/06/2020 - 10:06
Por Assessoria de Imprensa


O Programa de Pós-graduação em Bioestatística (PBE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) programou para a manhã dessa sexta-feira (5), uma live com o tema ‘CovidLP: um aplicativo para prever a evolução da Covid-19 baseado nos dados’, com o pesquisador Dani Gamerman (UFMG), coordenador do projeto.

A ferramenta foi desenvolvida por professores e alunos de Pós-graduação em Estatística da Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG), como um desafio em uma disciplina após a suspensão das aulas devido à Covid19. Posteriormente, com a chegada de novos alunos e professores ao projeto, o aplicativo teve sua interface voltada para a sociedade em geral. “O aplicativo é atualizado diariamente e disponibiliza previsões para curto e longo prazo para casos de infecção e óbitos pela Covid-19, no Brasil nos seus Estados, e em outros países, sendo possível fazer comparações entre as diferentes regiões e avaliar a evolução da pandemia para cada data” explica Gamerman.

A live inicia às 11h pelo Google Meet. Para participar, os interessados devem realizar as inscrições pelo e-mail. "Nosso objetivo é mostrar a comunidade civil e cientifica o papel da estatística no processo de fazer ciência. Toda metodologia de técnicas estatísticas ofertadas no mestrado em bioestatística está voltado para atender as demandas na área de saúde e biológica".

O PBE continua com suas aulas a distância e as pesquisas. "Nosso programa de mestrado é interdisciplinar, então mais do que nunca, a Pandemia mostra como precisa do esforço de todas as áreas do conhecimento para que a gente possa chegar em alguns dados bastante fidedignos e de bastante qualidade para que a gente possa realmente compreender o desenvolvimento do vírus e bem como fazer algumas previsões", finaliza.

Sem nome %281144 x 250 px%29