Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

SAÚDE

Toledo registra 18 novos casos de Covid-19

O município totaliza 79 casos confirmados, 14 recuperados e 123 casos aguardam resultados dos exames

05/06/2020 - 19:05
Por Redação atuallizada às 19h56


Com transmissão comunitária Toledo está em curva ascendente de infecção de Covid-19. O Conselho Municipal de Saúde recomendou ao prefeito, Lúcio de Marchi para restringir o funcionamento de serviços não essenciais. Na próxima segunda-feira (8), um novo decreto municipal deve ser editado com medidas mais restritivas das vigentes. Nesta sexta-feira (5), as autoridades sanitárias anunciaram 18 novos casos da Covid-19.

Dos casos anunciados 16 são homens e a faixa etária entre eles é de 9 a 54 anos. Outros dois casos são mulheres, uma é menina de 1 ano e quatro meses de idade, contato com caso positivo e a outra mulher é uma jovem de 25 anos que está internada.

Quanto a origem da infecção, a maioria dos casos, quatorze deles, é contaminação comunitário, ou seja, não se conhece a origem da infecção. “A expectativa é um aumento de casos e casos sintomáticos. E ainda, estamos testando mais. É fundamental a prevenção, não saiam de casa, usem a máscara, mantenham o distanciamento social”, disse Dr. Fernando Pedrotti.

Na semana foram realizadas três reuniões do COE. “O COE debate, discute e propõe medidas ao executivo. Estamos construindo uma proposta conjunta, mas na segunda-feira será editado um novo decreto com mais restrições do que o Decreto vigente”, disse a Secretária de Saúde, Denise Liel.

A Secretária informou que as medidas serão ainda mais restritivas quando a ocupação dos leitos de UTI atingirem 70%. Hoje em média a ocupação dos leitos  de UTI está em 43% na macrooeste e 35% de enfermaria. Na abrangência da Regional de Toledo, o Hospital Moacir Micheleto e o Hospital Bom Jesus, referências para o Covid-19, dados de quinta-feira (4), a ocupação dos leitos de UTI estava em 53%.

Casos

Na 10ª Regional – 879 casos, a maioria concentrados em Cascavel com 690 casos. Na 20ª Regional de Saúde são 158 casos, Toledo com 71 casos pela Sesa, mas com a atualização do município Toledo aparece com 79 casos. 

Atualização com informações do município as 19h53

Na live não foram detalhadas as medidas de endurecimento pedidos pelo COE, mas o release publicado no site oficial do município, adianta o que deve ser restringindo a partir de segunda-feira.

Ele diz: Com base na evolução do quadro epidemiológico desta última semana e a quantidade de leitos de UTI ocupados nos hospitais da Macrorregião Oeste o COE aprovou o endurecimento de medidas, que devem ser divulgadas no início da próxima semana. Entre elas está a suspensão das atividades em parques, praças, academias, bares e lanchonetes (que poderão realizar serviço delivery), pelo período de 15 dias, além de outros encaminhamentos, principalmente no que diz respeito a reforçar a fiscalização para que não haja aglomerações. 

Pelo release publicado no site oficial do município a medida não deve alcançar o comércio local.

O Ministério Público Federal manifestou sua preocupação com a possibilidade de Cascavel vir a colapsar o sistema de saúde da Macrorregião Oeste, por isso pediu o fechamento do comércio. O município vizinho deve apresentar uma análise dos dados e apresentar novas medidas, no início da próxima semana. 

 

C%c3%b3pia de web banner 550x250px