Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

SAÚDE

Oeste é o epicentro da Pandemia de Covid-19 no Paraná

Toledo registrou neste domingo, um total de 108 casos positivos

07/06/2020 - 21:14
Por Redação


A Região Oeste é considerada epicentro da Pandemia no Estado. Cascavel registrou mais casos que a capital, neste domingo, totalizando 756 casos. Toledo registrou 108 casos, destes cinco profissionais de saúde e um trabalhador em ambiente de saúde.

A Macroregião Oeste é a que mais cresce o número de infectados. Entre a semana 21 que representa os casos entre 17 a 23 de maio e a semana 22 que representa os dados de 24 a 30 de maio o crescimento foi de 163%, enquanto na Leste o crescimento foi de 48%, Noroeste 63% e na Norte 36%. Este é um retrato até o domingo 31 de maio, como a última semana Toledo e Cascavel tiveram um grande aumento nos casos, este percentual hoje, certamente, é muito maior.

A curva de infecção da Covid-19, em Toledo, é ascendente.  Na semana, 17 de maio, registrávamos 6 casos, em 24 de maio foram 17 casos, em 31 de maio 32 casos e um óbito e na semana sete de junho, Toledo registra 108 casos e dois óbitos.

 

Dr. Fernando Pedrotti alertou para o aumento de casos, pois segundo ele, pelo menos 20% dos infectados vão necessitar de serviços médicos e parte deles de UTI. Além dos 108 casos confirmados, Toledo aguarda o resultado de outros 126 exames.

Leitos

As autoridades em vigilância sanitária alertam que mesmo com a ampliação de leitos de UTI no HUOP de Cascavel, não será suficiente para esta dinâmica de casos. E não basta ter equipamentos é preciso ter profissionais intensivistas capacitados e, esta formação é longa e complexa. Devido os casos que Toledo já tem será necessário promover uma nova organização no sistema de Saúde para atender a demanda e evitar a contaminação cruzada.

Os dois hospitais referência para a 20ª Regional de Saúde, que compreende uma população de 392 mil habitantes, Hospital Bom Jesus e Moacir Micheleto (em Assis Chateaubriand), estão com 88% dos leitos de UTI ocupados, este último teve ampliação de quatro leitos de UTI – mas sozinho já está com 100% deles ocupados. Pacientes desta Regional já estão sendo transferidos para Francisco Beltrão. “Caso a pessoa necessitar de serviço hospitalar, seja idoso ou criança – não terá direito a acompanhante. As pessoas precisam se conscientizar e respeitarem as orientações. Somos a região que mais aumenta o número de casos e a que tem menos leitos de UTI. Nesses casos uma transferência para um local distante é improvável, a evolução é rápida, o paciente pode não registir”, alertou Denise Liel.

Casos por Região

O mapa está desatualizado, pois registra os casos de Toledo até sexta-feira (5). Com um caso por região estão: César Park, Bressan, Filadelfia, La Salle, Cosmos, Jd. Das Orquídeas, Concórdia, Bandeirantes, Vila Operária, Paraíso, Vila Paulista, Vila Pioneiro. Com dois casos por região estão: Coopagro, Industrial, Jardim Porto Alegre, Santa Clara IV e Maracanã. Com quatro casos por região estão: Pancera, Santa Maria, Pasquale. Com cinco casos por região: Europa e Panorama. Com seis casos a região da Boa Esperança e sete casos na região do São Francisco.

 

 

 

 

 

C%c3%b3pia de web banner 550x250px