Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

SAÚDE

Toledo tem 16 novos casos de Covid-19

A ocupação de leitos de UTI na Regional Macro Oeste é de 71%

15/06/2020 - 19:25
Por Redação


Com os 16 novos casos de Covid-19 anunciados pela Prefeitura de Toledo, o município atinge 396 casos, lembrando que nos dados do município, ainda não foram computados os 122 casos confirmados no sábado – na Cadeia de Toledo. Cinquenta e um casos são considerados recuperados, três óbitos e 311 pessoas aguardam resultado de exames. Segundo dados do Estado, em relação a UTIs e enfermarias, o maior índice de ocupação no Paraná está na macrorregião Oeste, com 71% dos leitos de UTI e 37% nas enfermarias. Como a situação de Cascavel é ainda mais crítica, o MP entrou com uma Ação Civil Pública, pedindo a justiça o lockdown.

No final de semana, 44 médicos de Cascavel assinaram um documento entregue ao Ministério Público daquela cidade, descrevendo o quadro crescente de casos e a baixa disponibilidade de leitos e pessoal para atender tamanha demanda. Os médicos pediram a intervenção do MP na mediação junto as autoridades para ampliar as medidas de restrição de circulação e assim ampliando o isolamento social. No Paraná, o isolamento social, no domingo (14), foi de 49,2%.

Em resposta, no domingo a Prefeitura de Cascavel anunciou novo decreto, reduzindo o horário do comércio, transporte coletivo e toque de recolher a partir das 20h. No final de semana 20 e 21 de junho, nem mesmo os supermercados estarão abertos. Estão autorizados a funcionar apenas serviços de saúde.

Em live o Secretário de Saúde de Cascavel, Thiago Stefanello explicou sobre o comportamento da curva de contaminações, número de casos, óbitos / letalidade e disponibilidade de leitos. Ele afirmou que Cascavel estava no penúltimo nível de gravidade em relação as normativas do Ministério da Saúde e, se for mantido o comportamento da última semana, só restaria o lockdown.

Os Promotores da Promotoria de Justiça da Comarca de Cascavel, a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública, a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, a Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa enviaram à Justiça, nesta segunda-feira (15) uma nova proposta de Ação Civil Pública com pedido de tutela provisória de urgência incidental para um novo fechamento de atividades em Cascavel, mas desta vez com a realização do lockdown, que é o fechamento de todas as atividades consideradas não essenciais. Até o fechamento desta matéria, não havia despacho judicial.

O Boletim Epidemiológico de Cascavel desta segunda-feira, com dados colhidos até às 12h e publicado às 13h45 apontou 1262 casos e 16 óbitos, mas no final da tarde confirmou mais três casos, totalizando 19 óbitos por Covid-19. A ocupação de leitos no município já é de 90% em UTI e 70% em leitos de enfermaria.

A Sesa publicou às 17h as estatísticas atualizadas do dia e apontou que a média de ocupação em toda a Região Macro Oeste é de 71% em UTI e 37% em enfermaria.

Em Toledo, segundo a Secretaria de Comunicação, a estatística até às 9h desta segunda-feira apontavam uma ocupação de 83,33% nos leitos de UTI Covid no Hospital Bom Jesus e 50% no Hospital Moacir Micheletto, compondo média de 65,38% em UTI e 27,27% nos leitos de enfermagem.

 

C%c3%b3pia de web banner 550x250px