1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CULTURA

Cultura alerta artistas para preenchimento de cadastro

Sistema Municipal de Indicadores Culturais precisa ser alimentado para viabilizar a vinda de recursos para a categoria de artistas do município

23/06/2020 - 17:51
Por Assessoria


A Secretaria de Cultura de Toledo está alertando os artistas dos mais diversos segmentos culturais que atuam em Toledo sobre a importância de realizarem o cadastro no Sistema Municipal de Cultura. Com a aprovação da Lei de Emergência Cultural PL 1.075/2020 que está em processo para ser sancionada, o repasse de recursos federais em renda emergencial aos trabalhadores da cultura e editais de chamamento público irão utilizar como referência o Cadastro de Agentes Culturais. 

Ao acessar o site da Cultura é possível criar um perfil de Agente Cultural. Neste espaço, estão registrados artistas, gestores e produtores. Uma rede de atores envolvidos na cena cultural toledana. É possível cadastrar um ou mais agentes (grupos, coletivos, bandas instituições, empresas, etc.), além de associar ao seu perfil eventos e espaços culturais com divulgação gratuita.

Segundo a Diretora de Cultura de Toledo, Melissa Mareth da Costa Debus, a Lei de Emergência Cultural também vai possibilitar a aquisição de bens culturais, além de viabilizar subsídios para manutenção de espaços culturais de acordo com o cadastro de artistas no município, por isso a importância do preenchimento do cadastro na plataforma digital. “Deverão se cadastrar agentes culturais de todos os segmentos, incluindo artistas e produtores artísticos culturais”. 

Ela lembra que o site do Sistema Municipal de Cultura foi atualizado desde a última Conferência de Cultura e, por conta disso, é necessário que até mesmo aqueles artistas que tinham cadastro no site anterior atualizem seu cadastro criando um novo perfil. Se a Lei for sancionada é possível que Toledo receba recursos na ordem de R$ 900 mil para auxiliar de diversas maneiras os artistas locais, prejudicados em função da pandemia do novo coronavírus.

 
Sem nome %281144 x 250 px%29