Casa de not%c3%adcias 1144x150

ECONOMIA

Principais mitos e verdades sobre investimentos na Bolsa de Valores

Da mesma forma que quando você era criança você se dedicou a aprender a andar de bicicleta, a escrever, a ler, e até mesmo conversar, investir na bolsa demanda estudo e dedicação. O segredo é não desanimar por ter se deparado com uma barreira

07/07/2020 - 10:02


Muita gente sonha em investir na Bolsa de Valores, mas não sabe o que é, e muito menos sabe como funciona. Porém, sempre se ouve falar inúmeras coisas sobre, algumas boas outras super ruins. Que tal compreender quais dessas conversas são mitos e quais são verdades?

Antes é preciso entender o conceito básico da bolsa de valores. Talvez você já tenha estudado e não se recorda mais, ou talvez você ainda não sabe exatamente o que é a bolsa por ter ouvido falar tantas coisas sobre ela, sem saber o que é verdade ou não.

O que é a Bolsa de Valores?

A Bolsa de Valores, ou como é mais conhecida a B3, nada mais é do que a Bolsa de Valores Paulista, assim como a NYSE é a bolsa de valores de Nova York. A principal atividade realizada pela B3 é a negociação de ações (fatias de empresas como Bradesco, Klabin, JBS, etc…), títulos, commodies, entre outros ativos das grandes empresas brasileiras.

Além de permitir a negociação desses ativos, a Bolsa traz também a segurança na comercialização. A B3 é responsável por calcular o desempenho médio das empresas e dispor publicamente para os investidores e possíveis investidores.

No entanto, este é a apenas o significado técnico da Bolsa de Valores. Para além disso, a Bolsa de Valores representa para muitos, um sonho a ser alcançado, uma oportunidade de adquirir uma renda extra, aumentar carta de crédito, investir com segurança sem precisar sair de casa e de possivelmente estabelecer uma base mais interessante para a aposentadoria.

Outras pessoas, porém, usufruem da B3 para compreender melhor o mercado, enquanto busca investir de maneira indireta nas empresas e nos ativos dispostos no mercado. Ou seja, investir na Bolsa de Valores é um sonho de muitos. Cada um chega a bolsa com um propósito diferente, mas todos têm algo em comum: o desejo de receber respostas boas de seus investimentos. E a B3 é um tipo de investimento que se bem aplicado pode trazer esses bons resultados.

Principais Mitos sobre investir na Bolsa de Valores

Retorno Milagroso ao investir em ações

É comum ler em vários sites que falam sobre a bolsa de valores e ouvir as pessoas dizerem que investir em ações é como comprar um bilhete da loteria, o dinheiro chega em suas mãos em um piscar de olhos sem que precise fazer muita coisa.

Porém, isso é um MITO. Quando as pessoas começam a investir e percebem que seus lucros não estão sendo tão grandiosos como havia sido informada, chegando até a perder algum dinheiro, o investidor iniciante acaba por ficar abatido, ficando também desanimado em continuar nessa trajetória.

Mas saiba que investir na bolsa, assim como, qualquer outro tipo de investimento necessita de uma boa análise do mercado, um bom entendimento sobre o que é aquele lugar e como funciona esse ambiente que deseja investir.

Os lucros virão com o tempo, conforme você ganha mais experiência e mais familiaridade com ambiente de investimentos na Bolsa de Valores.

Investimentos na Bolsa de Valores traz dinheiro sem que precise fazer esforço algum

Algumas pessoas acreditam que investir no mercado de ações é só comprar algumas ações e depois ficar deitado em seu sofá aguardando o dinheiro cair na conta. Porém, pessoas que pensam assim não poderia estar mais enganados. Esse é mais um dos mitos descabidos sobre investir na bolsa.

Mesmo que investir em ações não seja um bicho de sete cabeças, ele também não deve ser abandonado. Para obter bons retornos financeiros é preciso estar atento a oscilação do mercado para que não seja pego de surpresa e perca todo o investimento realizado.

Precisa ter muito dinheiro para investir na Bolsa

Outro mito para nossa listinha. É muito comum ouvir as pessoas argumentarem que não são ricos e por isso não podem investir na bolsa. Mas como apontado por diversas vezes em sites de referência como o investidor10.com.br e Suno Search, não é preciso que você tenha uma bolada de dinheiro para investir na bolsa.

Com pouco dinheiro você consegue investir, mas é de extrema importância que você estude o mercado, entenda qual é o seu perfil como investidor, trace uma boa estratégia de investimento e escolha ações compatíveis com sua estratégia.

Somente especialistas podem ter investimentos na Bolsa de Valores

Investir na bolsa é uma possibilidade que pode estar à disposição de todos, basta estudar sobre o assunto e se preparar adequadamente para começar a investir. A bolsa de valores não é nenhum bicho papão, você só precisa compreender onde está pisando.

Não é preciso que seja nenhum especialista financeiro, apesar de ser importante que você estude sobre o assunto para que adquira uma maior tranquilidade ao investir e crescer nesse ambiente que tem sido sonhado por você.

O desempenho das ações se dá diante dos lucros da empresa

Não é exatamente assim, por mais que os lucros da empresa possam influenciar um pouco no preço das ações, o que mais influencia é a lei da oferta e demanda.

Ou seja, se muitas pessoas estão investindo em um tipo de ação é possível que os preços dessas subam. Algo parecido ocorre se uma oferta está sendo pouco demandada, a tendência de seus preços é cair devido à pouca procura.

Só é interessante investir quando o mercado está em alta

MITO. Muitas das melhores oportunidades presentes na Bolsa de Valores nascem quando o mercado não está tão favorável, nesse momento é possível comprar ações que podem estar momentaneamente desvalorizadas, mas a expectativa é que ela suba novamente e se valorize.

Além do fato que ações que estão a muito tempo em alta são mais difíceis de continuar subindo e uma queda em seus valores pode não demorar a acontecer. É importante lembrar que o mercado financeiro está em constante oscilação, aquilo que estava em alta pode cair e o que estava em baixa pode subir. Isso é sempre uma possibilidade na bolsa, por isso a importância de acompanhar o mercado.

Principais Verdades sobre na Bolsa de Valores

Investimentos na Bolsa de Valores tem riscos

Investir na Bolsa, assim como, investir em qualquer outro negócio é sempre acompanhado de riscos. Por se tratar da Bolsa de Valores o caso é bem delicado porque é mercado que como afirmado anteriormente está em constante oscilação.

Mas do mesmo modo que em outros investimentos, você pode reduzir os riscos ao realizar uma boa análise de mercado, estudar bastante esse setor que sonha em investir e se conhecer, compreender o que você deseja alcançar com esse investimento.

Agora se você é do tipo de pessoa que se perder dinheiro fica agoniado, investir na bolsa pode não ser o lugar ideal para você. Muitas coisas podem acontecer no dia a dia na bolsa, então é preciso estar preparado para a possibilidade de coisas ruins acontecerem.

Com isso, é importante que você esteja com sua parte emocional balanceada, para que assim consiga fazer bons investimentos. É esperado que as ações caiam em algum momento, do mesmo modo que é esperado que elas tenham alta também. Sendo assim, é preciso que o investir esteja com seu emocional equilibrado para não fazer negociações em tempos errôneos porque está desesperado.

Incidência de Imposto de Renda sobre as ações

Isso é verdade, mas não precisa se assustar, existem regras sobre a cobrança de impostos em relação a investimentos na Bolsa de Valores.

Assim, a cobrança de impostos acontece apenas quando a venda das ações for maior que R$ 20 mil no mês. Quando isso ocorre é cobrado cerca de 15% em cima dos ganhos que o investidor obteve.

Para negociações Day Trade (ações que são compradas e vendidas no mesmo dia), o imposto é de 20% sobre os ganhos, independentemente do valor que tenha sido negociado naquele dia. Muitos podem considerar essa proposta horrível, mas no final do mês ela pode gerar bons lucros para o investidor. Isso se feita a partir de um bom estudo do mercado. Mas, este é um modo de investir que representa mais riscos.

Aplicar em ações é um investimento de longo prazo

Está é outra verdade, como já falamos aqui, investir nesse setor é algo que gera uma renda variável, devido a oscilação no mercado e a possibilidade na ocorrência de crises, como o rompimento da barragem da Vale por exemplo.

Mas, escolher ações de empresas com bom histórico na Bolsa podem ser um bom investimento a longo prazo. Porque mesmo que ocorra uma queda em suas ações, elas tendem a se recuperar em um curto prazo.

Possibilidade de usar investimentos na Bolsa de Valores como uma opção para sua aposentadoria

Sim, essa é mais uma verdade. Mas se você esteve atento no início deste texto você percebeu que lá tinha um spoiler sobre isso.

Por ser um investimento, mais voltado para obtenção de lucros em um longo prazo, muitos buscam investir na bolsa com intenção de aumentar sua renda futura, para que desse modo não dependa somente da tradicional aposentadoria.

Se você dispõe dessa característica de investidor, é importante ter paciência e muita dedicação nas negociações e estudo do mercado.

É preciso variar seu leque de ações

Diversificar sua carteira de ações é uma excelente estratégia se você deseja reduzir os riscos ao investir na bolsa. Porque assim, se uma de suas ações cai você não perderá tanto já que o seu investimento está disseminado em uma carteira de ações diversificada.

No entanto, diversificar demais também pode ser ruim, principalmente se você é um investidor iniciante e dispõe de poucos recursos para começar a investir.

Afinal, Vale a pena ter investimentos na Bolsa de Valores?

Existem muitos mitos acerca dos investimentos na Bolsa de Valores, mas também existem muitas verdades e uma das que mais fazem as pessoas desistirem de investir na Bolsa é a oscilação dos valores das ações no mercado.

Da mesma forma que quando você era criança você se dedicou a aprender a andar de bicicleta, a escrever, a ler, e até mesmo conversar, investir na bolsa demanda estudo e dedicação. O segredo é não desanimar por ter se deparado com uma barreira.

Se o seu desejo é investir na Bolsa de Valores estude sobre o assunto, converse com especialistas na área, veja vídeos e leia artigos. 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29