1144x150 %284%29

SAÚDE

Huop disponibiliza 10 novos leitos de UTI na Ala Covid-19

No total, são 30 leitos de UTI e 27 leitos de enfermaria. 

08/07/2020 - 10:34
Por Assessoria


O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) disponibilizou 10 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 7 leitos de enfermaria, exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19, nessa quarta-feira (08). Para a abertura dos leitos de UTI, foram entregues 10 monitores e 10 respiradores, pela Secretaria Estadual de Saúde. No total, são 30 leitos de UTI e 27 leitos de enfermaria. 
 
Para a abertura dos novos leitos foi necessário além dos equipamentos, também a reforma de camas hospitalares, realizada em parceria com a Cotriguaçu, empresa que disponibilizou a verba de R$ 1 mi para ajudar a combater a doença na região. “Realizamos a abertura desses leitos com a garantia de atendimento, de material, e de todo suporte necessário, seja para a UTI ou para leito enfermaria”, enfatiza o diretor geral do Huop, Rafael Muniz de Oliveira. “Os casos continuam a aumentar e por isso, os novos leitos são importantes para que haja uma segurança maior na assistência”, complementa o chefe da 10ª Regional de Saúde, João Gabriel Avanci. 

Os novos profissionais que irão atuar nestes leitos foram contratados via chamamento público, e Processo Seletivo Simplificado, que proporcionou a contratação imediata de enfermeiros. Outro Processo Seletivo Simplificado, que deve ter resultado divulgado até o dia 10 de julho, deve propiciar a contratação de cerca de 100 profissionais temporários para o hospital. Além disso, o Consamu também disponibilizou 7 médicos, que vão atuar com uma carga horária semanal de 24 horas na unidade Covid-19. “Temos esse interesse na ampliação de número de leitos, e através do nosso processo contínuo de seleção, conseguimos resolver essa demanda”, diz o diretor do Consamu, José Peixoto. O repasse do valor para pagamento dos médicos será feito pela Secretaria Estadual de Saúde ao consórcio. “Estamos em diálogo constante com o Estado e demais órgãos. E isso propiciou além dos respiradores, também profissionais e demais materiais necessários para a abertura desses leitos. Hoje temos uma UTI bem equipada e preparada”, ressalta o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Alexandre Webber. 

É importante salientar que a direção do Huop tem se programado para a compra de medicamentos e materiais, como Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), de modo que, não houvesse registro de falta até o momento, apesar das dificuldades por conta da desistência de fornecedores em participar das licitações, e a variação de preços. “Nos preparamos previamente com a compra e estamos com estoque suficiente para um mês e já estamos indo atrás e pensando em um aporte maior para que não haja problemas futuros, já que esse não é um problema isolado” explica o diretor administrativo do Huop, Rodrigo Barcella.


HUOP É REFERÊNCIA PARA COVID-19

O Huop é referência no atendimento de pacientes com coronavírus na região. Devido à pandemia, o hospital realizou diversas adequações, principalmente relacionadas ao fluxo interno. Para a Ala Covid-19, foi necessário estruturar o espaço físico construído para a futura Ala de Queimados, local que recebe pacientes desde o dia 21 de março.

Além da adequação de espaço, o hospital também tem ofertado treinamentos e simulações realísticas sobre a condição clínica dos pacientes suspeitos da doença, para toda equipe multidisciplinar. Estes treinamentos também foram ofertados a todos os novos profissionais.

Sem nome %281144 x 250 px%29