Casa de not%c3%adcias 1144x150

EMPREENDEDORISMO

Ambientes corporativos que unem várias gerações são mais produtivos e inovadores

Conclusão faz parte de estudo publicado pelo Centro de Inovação Sesi em Longevidade e Produtividade

 

23/07/2020 - 10:57
Por Assessoria


Apesar de o mercado de trabalho operar criando oportunidades distintas de emprego quando analisada a questão etária, concentrando trabalhadores entre 25 e 59 anos, observa-se nos últimos anos um crescimento no número de trabalhadores formais acima dessa idade. Isso demonstra as tendências de envelhecimento populacional e aumento da trajetória profissional ao longo da vida das pessoas. Para a OMS, “aproximadamente 75% da diversidade de capacidades e circunstâncias observadas na velhice são o resultado do impacto cumulativo de vantagens e desvantagens na vida das pessoas” e certamente essas experiências podem - e devem - ser aproveitadas pelo mercado de trabalho.

Esta é apenas uma das conclusões das “Rotas Diversidade e Longevidade 2035”, publicação lançada no final de junho pelo Centro de Inovação Sesi (CIS) em Longevidade e Produtividade, com cooperação técnica do Observatório Sistema Fiep, que traz uma análise completa a respeito da questão da longevidade nos ambientes empresariais. O estudo propõe mais de 140 ações de curto, médio e longo prazo para esse tema, além de outras análises sobre diversidade. "Valorizar a longevidade e a diversidade é um imperativo ético e condição para o alcance do desenvolvimento sustentável e da Agenda 2030, propósitos alinhados à nossa missão institucional", afirma Maria Cristhina de S. Rocha, gerente executiva de Projetos Estratégicos do Sistema Fiep.

Para elaborar a publicação, foram ouvidos 29 especialistas, além de 56 planos de estudos e referências consultados. Com base nesse amplo estudo, é possível tirar algumas conclusões positivas a respeito da longevidade no mercado de trabalho. “Nós entendemos que existe um ganho de criatividade, produtividade e inovação em ambientes com todas as gerações. Queremos cada vez mais que as empresas sejam inclusivas e diversas”, analisa Noélly Mercer, coordenadora do CIS Longevidade e Produtividade.

Entre as ações que são sugeridas nas “Rotas” para atender a questão da longevidade, estão: implementar uso do conceito de ambiente laboral de todas as idades (inclusivo); construir conteúdos informativos sobre sistemas previdenciários e planos de aposentadoria; mapear modelos de negócio e empreendimentos focados no envelhecimento. “A temática do envelhecimento é inerente à indústria, pois estamos analisando quais serão os trabalhadores economicamente ativos, se estarão inseridos corretamente, se as indústrias estão preparadas para recebê-los. Porém, nossa expectativa com esse trabalho é de que ele também seja utilizado pela sociedade e empresas a nível nacional, pois o CIS trabalha para o todo o Brasil e a publicação está disponível para consulta pública”, afirma Noélly. A publicação completa está disponível para download gratuito no site longevidade.ind.br.

 

Elaboração das Rotas

A publicação é resultado de um extenso trabalho, que teve início ainda em 2019, com a realização de dois painéis: um dedicado a discutir a questão da Diversidade e Inclusão, e outro voltado à discussão da Longevidade, ambos com participação de experientes especialistas nos temas. O estudo ainda é acompanhado por um roadmap, um mapa estratégico que detalha as ações que estão sendo propostas para ambas as áreas. As proposições estão divididas em micro e macro ambientes - ou seja, para as organizações e para a sociedade como um todo -, em curto, médio e longo prazo. Para a construção do roadmap, foram levadas em consideração a situação atual, os fatores críticos e as possíveis visões de futuro para cada uma das duas áreas.

 

Sobre o Centro de Inovação Sesi em Longevidade e Produtividade

          O Centro de Inovação Sesi em Longevidade e Produtividade faz parte de uma rede de nove centros distribuídos pelo país. As unidades de pesquisa aplicada do Sesi foram criadas em 2017 para melhorar o ambiente de trabalho, a saúde e segurança dos trabalhadores e a produtividade das empresas. No Paraná, o CIS é um dos vários serviços oferecidos pelo Sistema Fiep para a indústria. Com foco na longevidade e na produtividade, o CIS tem o objetivo de realizar estudos, pesquisas e desenvolver produtos e serviços para a indústria nacional, relacionados às mudanças que estão ocorrendo no perfil demográfico da população brasileira e suas consequências na força de trabalho.

Sem nome %281144 x 250 px%29