Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Fiscalização alerta para instalação irregular de cercas elétricas

O setor de fiscalização da prefeitura de Toledo está alertando a população sobre as exigências na implantação de cercas eletrificadas. O equipamento, utilizado por moradores e empresas como medida de segurança, representa riscos à população em geral, se não cumpridas todas as normas exigidas. Entre as exigências previstas no Código de Obras do município, a principal é com relação a altura mínima para a instalação dos fios elétricos. A cerca deve estar instalada a uma altura mínima de 2,30 metros e o primeiro fio a uma altura mínima de 2,50 metros.

20/07/2011 - 14:51


Nesta semana foram registradas duas notificações de infração. “A gente recebe reclamações e está fiscalizando. Quando é feita a visita, o proprietário é notificado e está sujeito a multa, além de ter que adequar ou retirar a cerca elétrica, se tiver irregular”, informa o fiscal da prefeitura, Luiz Carlos Souza. Para instalar o equipamento, explica ele, é necessário alvará da prefeitura, que antes da liberação fiscaliza o cumprimento das normas previstas no Código de Obras do município.
Nos casos registrados nesta semana, o equipamento estava instalado abaixo da altura mínima exigida. Um deles estava instalado em um muro com 1,8 metros de altura e o proprietário alegou que o equipamento não estaria energizado. Ainda assim, esclarece o fiscal, a situação é considerada irregular. O proprietário terá que retirar ou adequar as alturas mínimas exigidas por lei.
A multa mínima aplicada nestes casos é de 21 Unidades de Referência de Toledo (URTs), além de regularização ou retirada do equipamento. Em caso de acidente, o proprietário poderá ser responsabilizado criminalmente.


Da Assessoria
 

Sem nome %281144 x 250 px%29