1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Prefeitos da AMP são unânimes pelo não retorno das aulas presenciais

Segurança sanitária e crise financeira estão no centro da decisão

05/08/2020 - 18:48
Por Assessoria com edição da Redação


A decisão foi tomada em reunião com os presidentes das 19 associações regionais de municípios do Estado O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Pérola, Darlan Scalco, anunciou  que as prefeituras paranaenses não vão retomar, neste momento, as aulas presenciais na rede municipal de ensino e manterão o ensino remoto. A proposta foi acatada por unanimidade pelos dirigentes das associações regionais.

Scalco explica que o Governador e os prefeitos do Estado – estão cientes dos riscos da retomada do ensino presencial nas escolas, neste momento.

A decisão se sustenta em três argumentos: O primeiro é a necessidade de preservar a saúde de alunos, pais de alunos, professores e servidores das escolas e evitar o contágio pela Covid-19.  "Se as escolas já estavam fechadas antes, seria totalmente absurdo retomarmos as aulas gradualmente agora, quando o contágio da Covid-19 está em curva ascendente. A saúde de todos é nossa prioridade", disse Scalco.

O segundo argumento é a necessidade de as prefeituras respeitaram recomendações do Ministério da Saúde de proteção à saúde dos grupos de risco. "O Ministério preconiza que pessoas do grupo de risco, como os idosos, não devem trabalhar. Colocá-los em atividade agora seria grande risco para eles, que não podemos correr em hipótese alguma", esclarece o presidente da AMP.

E o terceiro argumento é de ordem financeira. Devido a redução da atividade econômica em função do distanciamento social, ocorrida desde o início da pandemia, as prefeituras sofreram queda nas receitas, incluindo dos recursos usados para o pagamento dos salários dos professores.

"Isto causou um enorme problema para as prefeituras porque não temos como pagar, por exemplo, os salários das pessoas que atuam nas escolas e terão que substituir os que não podem trabalhar em função da Covid-19. Não temos duas fontes de receitas e também não podemos abrir as escolas sem oferecer todos os equipamentos de segurança para evitar a contaminação de professores, alunos e servidores, o que também gera aumento de custos para as prefeituras", disse Darlan Scalco.

Segundo Scalco apenas no caso do Fundeb (Fundo que parte é usado para o pagamento de salários de professores da Rede Pública de Ensino), a queda de receita foi de 11,1% - de R$ 3,61 bilhões para R$ 3,21 bilhões, no comparativo entre março a julho de 2019 e março a julho de 2020. O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços caiu 12,5%; o Salário-Educação, 12,3%. A principal fonte de receita das prefeituras, o FPM, caiu 11,5%.

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em 2019, o Paraná tem um total de 2.064.519 alunos - 1.058.376 alunos da rede municipal (51,27%) e 1.006.143 da rede estadual (48,73%).

Sem nome %281144 x 250 px%29