Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

ECONOMIA COLABORATIVA

Delivery da Orgânicos Amóli cresce 90%

A receita está numa linda história de produção, vida e amor

11/08/2020 - 18:12
Por Redação


A Pandemia tirou a vida de mais de 100 mil brasileiros, deixou famílias sem pai, sem filhos, sem marido, esposa, avós... levou o emprego de muita gente e muitos negócios fecharam suas portas. Mas o brasileiro é fênix, se reinventa, resiste e transforma a dificuldade em esperança. A receita é simples: semear o amor e fazer a seiva da vida circular. A história que contamos é da Amóli, uma empresa de Delivery que nasceu do amor em produzir alimentos orgânicos e o desejo de levá-los até as pessoas.

A personagem da nossa história é uma engenheira agrônoma de sorriso fácil e voz doce: Marina Müller que ao lado da mãe, a dona Maristela Müller cultivam a terra e, todos os dias, colhem seus produtos fresquinhos, e o único aditivo que eles recebem é o amor. Produtos orgânicos que a Marina leva todas as segundas-feiras para a mesa de muitas famílias.

A empresa de delivery de produtos orgânicos veio antes da Pandemia, mas foi a partir dela que veio o salto. “A Pandemia contribuiu para o aumento do número de clientes. Então eu criei a marca e passei a divulgar nas redes sociais e tivemos um aumento bastante significativo de pedidos que cresceram em torno de 80 a 90%”, conta Marina.

A marca criada pela Marina tem um significado muito especial. “Gostaríamos de oficializar o nosso trabalho, então criei a Amóli. O nome significa: amo - de amor e o li de linfa, da seiva das plantas. Daquilo que faz a vida circular dentro das plantas, então é o amor que faz circular. É o amor que temos em estar produzindo estes alimentos e podendo levar para as pessoas”.

A Marina se antecipou ao novo normal e dá exemplo de outra tendência: uma economia mais colaborativa, onde todos ganham. A ideia do delivery de orgânicos surge em 2018 e, inicialmente, se pensava em fazer através da Associação de Produtores Orgânicos, o que não se viabilizou. Então, Marina e outra colega abraçaram a ideia. “Cada uma tinha sua carteira de clientes, e assim, demos início as entregas. Isso já era uma tendência em cidades maiores e até fora do Brasil, por isso resolvemos tentar, e de lá para cá deu super certo”, comemora.

A Associação de Produtores Orgânicos reúne 17 famílias, mas sete delas são parceiras no Delivery. “Amóli é a minha empresa, mas como tem alguns produtos que eu não produzo, eu pego com outros produtores, e assim, temos uma diversidade maior de produtos para oferecer aos clientes. A participação dos outros produtores é na disponibilidade dos produtos. Eu faço toda a relação com o cliente, desde a gestão dos pedidos até entrega na casa de cada família”.

A logística e a natureza do negócio requerem a formação de uma rede de produtores locais, o que fortalece esta economia. “Fica um pouco complicado buscar produtores fora do município, pela questão da logística e porque alguns produtos são bastante sensíveis e perecíveis, por isso acabamos pegando a produção do pessoal daqui, dos produtores vinculados a Associação. Também porque já conhecemos a produção e temos confiança no produto que eles oferecem”.

A receita para se reinventar é ter esperança e quem tem esperança aposta no futuro. “Eu acho que ainda há muito espaço para diversificar a produção, o mercado ainda carece disso, principalmente em relação as frutas”. E o futuro? “Os planos para o futuro... Aumentar a produção e, principalmente, a diversidade dos produtos que nós cultivamos”.

A outra face desta Pandemia, talvez seja, a oportunidade de repensarmos que outro mundo é possível? Como nos relacionamos, com a vida, com as pessoas e também, com o consumo. “Para muitas pessoas a pandemia foi um momento para se reinventar, nós já tínhamos nos reinventado, quando oferecemos a opção da feira com o serviço de entrega, antes de tudo isso acontecer, mas a pandemia veio nos mostrar que esta é uma tendência que veio para ficar realmente”.

Para quem deseja conhecer e viver esta experiência do Delivery de Orgânicos, com a Amóli e produtores parceiros, pode entrar em contato pelo Instagram ou pelo Facebook, basta clicar nos links. Lá você terá informações sobre o serviço e poderá conhecer um pouco do cotidiano da Amóli.

C%c3%b3pia de web banner 550x250px