1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

UEM manteve posição e está entre as melhores universidades do mundo

A Universidade de Maringá é uma das sete instituições de ensino superior do Paraná ranqueadas no levantamento da publicação britânica Times Higher Education

03/09/2020 - 13:50
Por Assessoria de Imprensa


A Universidade Estadual de Maringá se manteve na lista das melhores instituições de ensino superior do mundo, de acordo com o ranking divulgado esta semana, pela publicação britânica Times Higher Education.

De acordo com o World University Rankings (The Wur)" de 2021, que avaliou mais de 1.500 universidades em 93 países, a UEM repetiu a posição 1001+ que vem registrando desde 2018. No cenário brasileiro, a Universidade de Maringá se manteve entre as oito melhores instituições estaduais públicas de ensino superior.

O professor e pesquisador Bruno Montanari Razza, chefe da Divisão de Planos e Informações da Pró-Reitoria de Planejamento, explica que o ranking é elaborado a partir de indicadores que medem o desempenho de cada instituição. “Basicamente, são cinco critérios de análise, sendo que a UEM registrou um desempenho melhor em quatro destes critérios, em relação ao ranking anterior”, diz.

O crescimento foi sentido nas áreas de ensino, pesquisa, internacionalização e volume de citações. No critério que engloba investimentos e recursos financeiros a pontuação foi menor na comparação com o último ranking. Razza argumenta que a redução no orçamento da UEM foi um fator decisivo, somado à desvalorização do real frente ao dólar.

No Paraná, foram ranqueadas, além da UEM, a Universidade Federal, a Universidade Tecnológica Federal, a Pontifícia Universidade Católica e as Universidades Estaduais de Londrina, Ponta Grossa e do Oeste. Todas na mesma posição: 1001+

Razza informa que os derivados do World University Rankings, como as melhores universidades da América Latina e Universidades Jovens serão lançados posteriormente.

Melhores do mundo

Segundo o ranking divulgado hoje, as três melhores instituições do mundo são, pela ordem, University of Oxford; Stanford University e Harvard University. No Brasil, a USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) lideram o ranking, na primeira e segunda posição, respectivamente.

Sem nome %281144 x 250 px%29