1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

CIÊNCIA

Mestrado da UNILA em Física Aplicada está com inscrições abertas

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 16 de dezembro

14/09/2020 - 15:05
Por Assessoria de Imprensa


O mestrado em Física Aplicada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) está com inscrições abertas até o dia 3 dezembro para alunos regulares, com ingresso no primeiro semestre de 2021. O curso oferta 10 vagas, sendo cinco delas destinadas à concorrência geral, quatro vagas para o sistema de ações afirmativas e uma vaga destinada à concorrência de candidatos com notas obtidas no Exame Unificado de Pós-graduações em Física (EUF). A inscrição e o curso são gratuitos.

As inscrições devem ser realizadas somente por via eletrônica, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que pode ser acessado em bit.ly/mestradounila. No SIGAA, também encontra-se o edital do processo seletivo. O candidato deve anexar, entre outros documentos, um projeto de pesquisa com e-mail de anuência de um possível orientador. O candidato também deverá solicitar uma carta de recomendação a um profissional com título de doutor em Física ou nas áreas de Ciências Exatas e/ou Tecnológicas, que, por sua vez, deverá enviar essa carta ao e-mail secretaria.ppgfisa@unila.edu.br.

O processo seletivo consta de análises do histórico escolar de graduação, do currículo, da proposta do pré-projeto ou da nota obtida no EUF. A seleção terá, ainda, uma etapa com entrevista, que será realizada a distância, por videochamada, entre os dias 9 e 10 de dezembro. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 16 de dezembro.

Nivelamento
Estudantes provenientes dos cursos de licenciatura e outros candidatos poderão passar por um curso de nivelamento de seis meses, a critério da Comissão do Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada (PPGFISA), como requisito ao processo de admissão no mestrado. Nesse período, os estudantes terão que frequentar, no mínimo, duas das seguintes disciplinas: Física Matemática, Teoria Eletromagnética e Mecânica Quântica. Estarão aptos a solicitar a admissão no Programa, como aluno regular, os estudantes que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas do curso de nivelamento.

Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas, envie e-mail para secretaria.ppgfisa@unila.edu.br

PPGFISA
O Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada (PPGFISA) tem como diferencial a ênfase na aplicação direta da Física, com linhas de investigação que abrangem a Física Teórica e a Física Experimental. O mestrado na UNILA tem duas áreas de concentração: Física Teórica e Computacional; e Física da Matéria Condensada. A primeira área inclui duas linhas de pesquisa: Sistemas Complexos; e Física, Matemática e Mecânica Celeste. A segunda área, por sua vez, compreende outras duas linhas: Termodinâmica e Físico-Química; e Materiais e Dispositivos.

A linha de pesquisa em Sistemas Complexos envolve o estudo teórico por modelagem e simulação de sistemas complexos, com diversas aplicações em biologia e materiais. A linha Física, Matemática e Mecânica Celeste envolve o estudo teórico de modelos matemáticos, com forte aplicação em Física e Cosmologia. Já a linha Termodinâmica e Físico-Química engloba a possibilidade de estudos como sistemas físicos, químicos e biológicos, além de modelos de dinâmica molecular. Por fim, os estudos em Materiais e Dispositivos abarcam pesquisas nas áreas de desenvolvimento de células solares, filmes finos, materiais nanoestruturados, dispositivos de instrumentação, entre outras.

Para mais informações sobre o mestrado, acesse a página do Programa em portal.unila.edu.br/mestrado/fisica.

Sem nome %281144 x 250 px%29