1144x150 %284%29

CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Congresso debate cooperativismo, inovação e sustentabilidade

O evento é uma organização da  Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo

08/10/2020 - 11:49
Por Assessoria


A pandemia do novo coronavírus não afetou a realização de um dos mais importantes eventos de pesquisa e estudos econômicos do País. Trata-se da 58ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober), organizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo e os programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA), de Economia (PGE) e pelo Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR), a ser realizada de forma virtual. O evento será  de 26 a 28 de outubro, com o tema “Cooperativismo, Inovação e Sustentabilidade para o Desenvolvimento Rural”.

O Congresso da Sober terá mais de 600 participantes das diferentes instituições do Brasil e do exterior, que estarão conectadas para debater temas de relevância do setor rural do País e do Mundo.

O tema do evento Cooperativismo, Inovação e Sustentabilidade para o Desenvolvimento Rural tem expressiva relevância no contexto econômico no País. Nos últimos oito anos, para se ter uma ideia, o número de cooperativas agro cresceu 4%, totalizando 1.613 cooperativas até 2018, segundo dados da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). Assim, são mais de 1 milhão de associados e quase 210 mil pessoas empregadas no setor. Recentemente, a Revista Forbes Brasil elegeu as 50 maiores empresas do agronegócio brasileiro. E a surpresa da lista foi o número expressivo de cooperativas agro que faturam bilhões de reais e movimentam o campo e, principalmente, a economia do País. Além disso, muitas dessas cooperativas se encontram na mesorregião Oeste paranaense, o que ressalta a importância dessa atividade econômica em nossa região.

Uma estimativa da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) de que a população mundial chegará a 9,3 bilhões de pessoas até 2050. Isso exige que a produção de alimentos cresça 70%, sendo o Brasil responsável por 40% dessa nova oferta, ou seja, torna a temática do setor rural brasileiro ainda mais importante e atual.

Sober

A Sober é uma Sociedade Científica, Cultural e Educacional com objetivo de desenvolver as ciências sociais rurais nas áreas de administração, economia, extensão, comunicação e sociologia rural.

O coordenador local da Sober, professor doutor Lucir Reinaldo Alves, explica que o evento é uma oportunidade de “a comunidade científica nacional e internacional, interessada em debater e pesquisar sobre temas relacionados ao desenvolvimento rural brasileiro, juntamente com profissionais e o setor técnico produtivo, trocarem experiências e debaterem temas de relevância nacional e internacional, em especial sobre o cooperativismo, inovação e sustentabilidade que são temas atuais e de especial importância para o Oeste do Paraná”.

Segundo o coordenador, essa edição da Sober, mesmo em formato diferente, possui “a mesma estrutura e as mesmas atividades do congresso presencial, não perdendo em qualidade mesmo sendo no formato virtual. O ano de 2020 está sendo um ano muito participar, devido a pandemia do novo coronavírus, que afetou a realização de muitos eventos e o financiamento de muitas atividades acadêmicas científicas. Mesmo assim, conseguimos organizar uma versão virtual do Congresso da Sober”.

Alves esclarece ainda que o congresso terá um time de palestrantes de renome nacional e internacional, além de organizar diversas atividades, que atraíram praticamente o mesmo número de congressistas que em 2019, o que nos deixa muito felizes e mostra o sucesso e consolidação dos Congressos da Sober. “Também conseguimos patrocinadores e apoio regionais muito importantes que viabilizaram financeiramente a realização do evento. Convidamos a todos a se inscreverem para participar do evento, ainda dá tempo, é só acessar o site do 58º Congresso da Sober e conhecer as atividades que serão ofertadas e se inscrever".

Formato

As atividades da Sober, na Unioeste, terão os seguintes formatos: dois painéis temáticos em cada dia, com 2 horas de duração cada, com palestrantes renomados nacionais e internacionais; apresentações de trabalhos, com vídeos gravados com até 10 minutos de duração; apresentação de pôster, vídeo gravado de até 5 minutos de duração sobre o trabalho; SORGs (mesa-redondas de sessões temáticas organizadas), além de aula magna de abertura e de atividades culturais virtuais.

Durante o Congresso, haverá também uma assembleia geral do Sober, lançamento de livros, reunião do conselho editorial e dos Grupos de Trabalhos.

Segundo os organizadores, as discussões serão conduzidas por palestrantes nacionais, internacionais, do setor técnico-produtivo. O prazo para envio dos trabalhos terminou no início do mês, mas os vídeos devem ser enviados até o próximo dia 12.

Além de eventos científicos, a Sober promove, por meio de seus congressos anuais e da publicação trimestral da Revista de Economia e Sociologia Rural (RESR), o intercâmbio científico, a pesquisa e o ensino em ciências sociais rurais.

O acesso às atividades, pela plataforma do evento, será exclusivo aos inscritos no 58º Congresso Sober. É proibida a divulgação dos links de transmissão das atividades durante a execução do evento, ficando o responsável pela divulgação sujeito às sanções legais. Mas ainda é possível se inscrever no evento sendo que, para esse Congresso, a Sober inovou possibilitando que estudantes de nível médio e técnico, além de produtores rurais, se inscrevam e o valor é simbólico, para incentivar maior adesão ao evento.

O 58º Congresso da Sober manteve contato com revistas de áreas relacionadas ao seu escopo de atuação. Devem abordar os temas da Sober as seguintes revistas científicas, de Gestão e Organizações Cooperativas; Revista de Economia Agrícola; Informe Gepec; Retratos de Assentamentos; Quaestum (substitui Revista iPecege); Economia e Agronegócio (UFV); Revista Grifos; Cadernos de Ciência & Tecnologia; Revista de Agricultura (Fealq) / Brazilian Journal of Agriculture; e também Revista Terceira Margem Amazônia.

Mais informações podem ser obtidas pelo site do 58º Congresso da Sober: https://www.even3.com.br/sober2020/.

Sem nome %281144 x 250 px%29