Img 3650

INDÚSTRIA

Cultura de segurança do trabalho avança no Grupo Prati-Donaduzzi

Um local de trabalho seguro é a garantia para que colaboradores executem suas atividades de forma tranquila. No Grupo Prati-Donaduzzi permitir um ambiente saudável é mais do que uma política da empresa, evidencia a forte cultura do cuidado com a saúde e o bem-estar das pessoas.

15/10/2020 - 15:49
Por Assessoria


Para fortalecer esse compromisso, a política interna de segurança avança em ações e estratégias para que os colaboradores tenham acesso às informações e adotem comportamentos preventivos aos riscos. Entre os principais assuntos abordados estão a atenção com a conduta segura e atividades operacionais e administrativas, ergonomia, utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPIs), atendimento aos Procedimentos operacionais Padrão (POP) entre outros.

Para o gerente de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho, Julio Capacle, os resultados são perceptíveis estatisticamente ao longo do tempo. “Há seis anos temos essa política estruturada e reduzimos drasticamente nossas taxas de frequência, de gravidade e números de acidentes. O resultado mais significante é  sobre os números de dias perdidos, que reduziu em 85%. Todas as nossas ações acontecem para que no final do dia os colaboradores possam retornar para seus familiares em plenas condições de saúde”.

Compromisso

As ações ganham força com a estruturação de grupos de cuidado. Dando sustentação a esse trabalho existe a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que desde 2001 foi criada com foco na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Os 32 integrantes têm como principais funções a vistoria de áreas para identificação de risco, alerta de cuidado para os colaboradores e orientações para os colegas de trabalho.

A Brigada de Emergência também cumpre um papel importante na estratégia de segurança da empresa. Os colaboradores integrantes recebem treinamentos mensais para atuar em situações de emergência. As capacitações acontecem em parceria com o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) que atua de forma cooperada com o Corpo de Bombeiros de Toledo, o PAM foi instituído em 2015 por iniciativa do Grupo Prati-Donaduzzi. 

Para o colaborador Gustavo Fischer, que atua na área de Engenharia, estar sempre atento ao ambiente em que são executadas as atividades faz parte da sua rotina. “Trabalhamos o tempo todo com instalações elétricas e a atenção precisa existir para estarmos seguros. As orientações que recebemos para uso de EPIs, identificação de áreas de risco, entre outros, zelam pela nossa saúde”, revela.

 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29