1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SAÚDE

Uso de máscara continua obrigatório durante pandemia

Uma Fake News divulga um suposto veto presidencial que eliminaria a exigência do uso da máscara em locais públicos e estabelecimentos comerciais em todo o Brasil.

06/11/2020 - 15:01
Por Assessoria


A Secretaria Municipal de Saúde de Toledo esclareceu nesta semana sobre uma série de boatos que tem circulado nas redes sociais e que motiva com frequência pedidos de informações: “Não é mais obrigatório usar máscara?”. Uma Fake News divulga um suposto veto presidencial que eliminaria a exigência do uso da máscara em locais públicos e estabelecimentos comerciais em todo o Brasil. 

A notícia foi considerada falsa (Fake News), pois procura confundir a população com números de leis e decretos reais tratando do assunto, porém, não trata de informações verdadeiras. A Lei Ordinária Nº 20.189, de 28 de abril de 2020 obriga, no Estado do Paraná, “o uso de máscaras enquanto perdurar o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia do coronavírus SARS-CoV-2”. 

“As recomendações para o distanciamento social, evitar aglomerações e uso de máscara continuam vigentes. É muito importante que mantenhamos todos os cuidados neste período em que nós percebemos um decréscimo dos casos positivos e ativos. No entanto, todos nós estamos observando o que está acontecendo na Europa onde os casos estão evoluindo rapidamente, o que denota uma segunda onda”, frisou a Secretária de Saúde, Denise Liell. 

Ela acrescentou que “precisamos prevenir no Brasil, no Paraná e em Toledo para que isto não aconteça na mesma magnitude em que está acontecendo na Europa. Então é fundamental que a gente mantenha o cuidado. A máscara está ainda sob vigência da Lei Estadual que determina o uso da máscara em todos os espaços”, reforçou a Secretária.

Sem nome %281144 x 250 px%29