1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Direito FAG Toledo: Grupo Elza Soares completa três anos de atuação

Alunos e professores se reúnem periodicamente para estudar sobre legislação, gênero e violência contra as mulheres

17/11/2020 - 15:34
Por Assessoria de Imprensa


Desde 2017 o curso de Direito da FAG Toledo conta com um grupo de estudos sobre Direito e Gênero chamado Elza Soares. O grupo composto por docentes do curso e acadêmicos se reúne para estudar sobre gênero, feminismo e tratados internacionais sobre direitos humanos das mulheres e os caminhos percorridos pela legislação brasileira para se chegar às normas atuais de proteção aos direitos das mulheres. Apesar da pandemia, as ações do grupo não foram interrompidas.

Durante 2020 os acadêmicos organizaram exposições, lives e debates virtuais, sempre com foco no enfrentamento e na discussão dos temas mais atuais relacionados às mais diversas violências sofridas pelas mulheres. “O Grupo Elza Soares presta uma homenagem a artista que tem uma historia de luta severa com machismo, foi obrigada a casar com homem que a estuprou, teve um relacionamento com garrincha, abusivo, se envolveu com álcool e drogas e tudo isto a torna um objeto de estudo e um símbolo de mulher, negra que sofreu tudo isto na pele”, explica a coordenadora do curso de Direito da FAG Toledo Camila Ricci, que também participa do grupo como orientadora.

A partir do Grupo Elza Soares os trabalhos de estudos foram ampliados, não perdendo a perspectiva do feminismo, também entraram nas reuniões temáticas como a mulher negra, transexual e também os homossexuais. As acadêmicas monitoras do grupo criaram uma página no Instagram com conteúdo voltado ao tema violência de gênero. A página possui vasta informação sobre o tema e é uma forma, segundo o grupo, de identificar este tipo de violência no dia a dia e buscar proteção.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29