Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

PANDEMIA

Toledo confirma duas mortes, 72 novos casos de Covid e se aproxima da bandeira vermelha

Com os dois óbitos confirmados Toledo registra a perda de 77 vidas para a Covid-19

04/12/2020 - 18:47
Por Redação


Uma das vidas perdidas é servidor da Secretaria Municipal de Saúde, Adair Kich. Um jovem com 35 anos de idade, ele teve diagnóstico confirmado por meio de coleta RT-PCR realizada em 17/08/2020 e estava internado em leito de unidade de terapia intensiva (UTI) em hospital privado desde 24 de agosto. Ele é o sexto servidor público municipal a falecer em razão da Covid-19 (três eram da ativa e os outros três estavam aposentados).

A segunda vida perdida é   um paciente do sexo masculino de 62 anos internado em leito de UTI, também em hospital privado. O RT-PCR que resultou positivo foi coletado em 28 de novembro, dois dias após o aparecimento dos primeiros sintomas. Desde o início da Pandemia, são 77 óbitos confirmados pelo município.

Novos casos 

Nesta sexta-feira (04), foram confirmados 72 novos casos da COVID-19. Desde o início da Pandemia 7419 moradores já foram contaminados, destes 664 encontram-se ativos, 193 exames ainda estão sendo analisados.

Internações

Toledo tem 47 moradores internados em Hospitais da região, 29 em leitos de enfermaria e 18 em leitos de UTI.

Decreto Estadual

O Governo do Estado, visando conter a disseminação ainda maior do vírus, assinou um novo decreto, o qual estabelece regras para encontros, celebrações religiosas, comercialização de bebidas, entre outras. Leia aqui.

O município, através da Secretaria de Comunicação, declarou que em cumprimento ao Decreto 6294, do Governo do Estado do Paraná, que limita a presença de até 10 pessoas em eventos, fica cancelada cerimonias, eventos públicos e o uso de espaços públicos para esta finalidade.

Questionado sobre a orientação às Igrejas, de limitação de público nas missas e cultos, a Secom disse que o município não publicará Decretos, neste sentido, cabe as igrejas observarem o Decreto Estadual.

Sobre a fiscalização a Secom destacou que a fiscalização do Decreto Estadual, cabe ao governo do Estado, no âmbito do município, segundo a Secretária Suzi Lira, “a fiscalização das medidas de prevenção à Covid é recorrente”, mas não deu detalhes sobre as ações.

Matriz de Risco

O município de Toledo, no pico da Pandemia aderiu a matriz de risco do CONASS/CONASEMS, nela é analisado diversos indicadores de risco epidemiológico que são pontuados. Cada pontuação indica uma cor de bandeira e as medidas de segurança que são necessárias. Atualmente Toledo está a um ponto da Bandeira Vermelha, que indica alto risco e requer medidas maiores de distanciamento social, no entanto, na bandeira laranja – que o município se encontra, de risco moderado já aponta para a necessidade de medidas mais contundentes, que não foram adotadas.

Até o momento, não houve uma explicação das autoridades, porque a matriz de risco não está orientando as medidas de segurança sanitária.

Se a conscientização individual não está sendo suficiente para conter o aumento de casos, em respeito as pessoas que cumprem os protocolos, medidas de fiscalização precisam ser mais contundentes, antes de chegarmos à bandeira vermelha e, neste caso, só fiscalização não conterá a Pandemia.

 

C%c3%b3pia de web banner 550x250px