O acompanhamento epidemiológico da Pandemia é feito por semanas epidemiológicas (SE) e a que se encerrou no sábado (12), Toledo registrou 629 novos casos da COVID-19 em Toledo. Este é o maior número de novos casos, em uma semana, desde o início da pandemia e representa um aumento de 58.8% em relação ao total de novos casos registrados na semana anterior e de 83,9% em relação há duas semanas.
Se somarmos os casos de sábado e domingo (13), temos 238 novos casos no município, totalizando 973 casos ativos. E o registro de mais duas mortes. O município já perdeu 81 vidas para a Covid-19. Um homem de 85 anos, com atendimento e coleta de RT-PCR no PAM, em 06 de dezembro. Ele evolui para óbito no início da noite de sábado. O segundo óbito trata-se de uma mulher, 61 anos, com coleta de RT-PCR em 30 de novembro. Apresentou piora do quadro clínico com hipossaturação (baixo nível de oxigênio no sangue), sendo encaminhada para leito hospitalar em 03 de dezembro e morreu na madrugada de domingo.
Faça sua parte
Mantenha a distância mínima de 1,5 m ao conversar com qualquer pessoa, use máscara sempre, cobrindo completamente nariz e boca. Respeite esta distância nas filas ou em qualquer ambiente. Não entre em locais onde esta regra não é respeitada. Lave as mãos com água e sabão com frequência, quando não for possível use álcool em gel.
Evite qualquer aglomeração, respeite as regras nas empresas, lojas ou restaurantes. Na presença de idosos em sua casa, use sempre a máscara e mantenha a distância. Opte por alimentos naturais e saudáveis e mantenha-se hidratado. Nos primeiros sintomas, procure serviço médico.
Se você testou positivo não saia de casa e mantenha as regras do isolamento doméstico, para proteger os demais membros da sua família. Sair de casa, com exame positivo (exceto para buscar serviço médico), é atentado a saúde público e você pode responder por isso.