Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

Festival Internacional Carta da Terra terá participação do Circo da Alegria

O evento visa comemorar os 20 anos da elaboração da Carta da Terra
19/12/2020 - 14:05
Por Assessoria


O projeto de Circo de Toledo, que funciona junto a escola municipal Anita Garibaldi, no Jardim Europa, será uma das atrações do Festival Internacional Carta da Terra, que será realizado de forma online em função da pandemia do coronavírus. O evento será apresentado pela atriz Maria Paula, que participava do Casseta e Planeta da Rede Globo, e terá atrações como Carlinhos Brown (cantor e artista) cantores (as) e compositores (as) como Flor Gil e Gilberto Gil, Adriana Calcanhoto, Xangai, Juraildes, Ana Person, Manassés e Lucy Rogério, Lídia Carollini, Fada Magrinha e Fernanda Araújo, grupos musicais como: Planeta Oca, Orquestra de Cordas do Gama, Forria, bem como apresentações do Circo da Alegria, de Toledo, contação de histórias de grupos indígenas e a participação de crianças e organizações e movimentos socioambientais do mundo. O evento visa comemorar os 20 anos da elaboração da Carta da Terra. 

O Circo da Alegria, explica Dado Guerra , coordenador do projeto em Toledo, participou do concurso estadual Aldir Blanc e foi um classificado em sétimo lugar entre uma série de participantes do estado. O Circo se inscreveu com o espetáculo Roda D’ Água, aproveitando um material  inédito gravado em vídeo. O espetáculo com direção de Paula Bombonatto, abriu em 2016 a XII Mostra de Circo Social e a III Mostra Nacional de Circo. Integrado por alunos do projeto Circo da Alegria, o espetáculo instiga as pessoas  a refletir sobre o tema água, abordando questões como a poluição, o desperdício, a escassez e as consequências da sua falta, fazendo as pessoas a refletir e executar ações para a preservação da água e do meio ambiente.  Com músicas marcantes e percussão ao vivo o espetáculo mescla dança, música, teatro e arte circense. 

O Festival visa comemorar os 20 anos da criação da Carta da Terra , que propõe uma série de ações para a preservação do planeta e para a busca de um convívio mais salutar entre o homem e o meio ambiente. O projeto Circo da Alegria também desenvolveu um trabalho de educação ambiental que utiliza o muro da escola ao lado do Picadeiro de Circo. Através da pintura, o objetivo é conscientizar a população e buscar alternativas para eliminar um problema existente no bairro de lixo jogado na rua, especialmente sacolas plásticas que poluem o meio ambiente e que podem chegar a mananciais próximos.  

Em Toledo, uma das defensoras e divulgadoras da Carta da Terra é a socióloga Moema Viezzer. Foi através dela que o Circo da Alegria tomou conhecimento do festival e decidiu fazer as ações e se inscrever. 

O evento será neste domingo, 20, às 17h, com transmissão pelos seguintes canais:  

Canais de Transmissão pelo Youtube: 

Canal da Carta da Terra Internacional (canal principal) 

- Earth Charter International: https://www.youtube.com/user/ECInternational 

Tv Comunitária de Brasília DF 

Canais de Trasmissão pelo Facebook: 

@EarthCharterInternational 

@CartadaTerraInternacional 

@alternativaterrazuldf 

@unipazuniversidadeinternacionaldapaz 

@esquelbr 

@semagovdf 

Sem nome %281144 x 250 px%29