Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

Espetáculo Cronistas da Cidade ganha versão virtual

Readequado para as redes sociais, o  show com Dani Matos & Toque De Bambas  traz roda de samba , curiosidades sobre a cidade e músicas de Adoniran Barbosa e outros cronistas que retrataram a vida de SP
11/01/2021 - 11:30
Por Assessoria de Imprensa


O espetáculo Cronistas da Cidade, com Dani Mattos & Toque de Bambas que homenageia em verso, prosa e muito samba compositores como Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini e Germano Mathias foi readequado para a plataforma virtual e agora poderá viajar pelo Brasil pela Web. Assistir aos vídeos e escutar essas composições é também passear por São Paulo e por suas histórias.  

Com apoio da lei de incentivo ProAC ICMS de São Paulo, os shows fariam parte de uma turnê pelas cidades de  Santos, Sorocaba Campinas, Ilha Bela,  e São Paulo,  no final de 2020. No entanto, com a pandemia do novo Coronavírus, o espetáculo ganhou formato digital, sem perder a identidade. Sempre uma roda de samba, poesia de Vanzolini e diálogos cômicos criados por Adoniran e Osvaldo Moles para as típicas personagens das novelas de rádio. O projeto busca, enfim,  ilustrar as canções com breves informações desses compositores que retrataram a vida na capital paulista durante o século XX. Esse show deu nome ao primeiro EP da cantora pelo selo 7melodica , em 2019 , Cronistas da Cidade

Circulando por São Paulo:

O trabalho reuniu uma afiada equipe que precisou se reinventar para levar virtualmente um som de qualidade, que ficasse a altura dos shows Cronistas da Cidade que já foram apresentados em diversos espaços de São Paulo  como a Casa Museu Ema Klabin, Casa de Vidro, Museu da Casa Brasileira, Casa das Rosas, entre outros. 

Se a pandemia não permitia que os músicos se encontrassem para os ensaios e gravações, a tecnologia ajudou a diminuir distâncias, manter a qualidade técnica  e amenizar a saudade. Para dar unidade ao resultado final das gravações, todos os músicos utilizaram um único equipamento de ponta em áudio e vídeo que foi sendo entregue na casa de cada integrante, percorrendo os bairros de Pirituba, Limão, Cerqueira Cesar e a cidade de Guarulhos, durante os meses de setembro e outubro de 2020.  Assim, cada músico foi gravando e compartilhando com o público cenas do dia-a-dia, desde a chegada do equipamento, a higienização, o cantinho preferido da casa onde costuma tocar ou compor e um pouquinho do  bairro onde vive. E,  claro, sempre dando uma palhinha de sua arte para o making of.  

A todo esse trabalho  somou-se a expertise do engenheiro de áudio , Adonias Jr., que atua com músicos que venceram vários prêmios  Grammy Latino.  Adonias mixou  e masterizou o som do projeto Cronistas da Cidade readequado. A direção e edição dos vídeos ficou a cargo de Ronaldo Miranda, da Isla Filmes e a produção executiva de Fabiana Lian.  

Para conferir o trabalho: 

E quem quiser conferir o trabalho, já estão disponíveis nas redes sociais dez vídeos incríveis com músicas como: Samba Italiano, Acende o Candieiro , Vide Verso Meu Endereço, Um Samba No Bixiga , Luz da Light, (Adoniran Barbosa), Bronca da Marilu (Gemano Mathias), Praça Clovis e Ronda (Paulo Vanzolini), entre outras. Além de um site sobre o projeto e depoimentos sobre a cidade de São Paulo. .A partir do dia 25 de janeiro, as músicas também estarão nas principais  plataformas digitais. 


O  grupo é formado por Dani Mattos (voz, direção musical e artística), Tito Longo (vocal, cavaquinho, arranjos e direção musical),Marcelinho Monserrat  (violão 7 cordas), Edu Batata (vocal e percussão) e Koka Pereira (percussão).

Seja você também um  cronista da cidade: 

Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini foram cantores, compositores, cronistas de seu tempo que construíram um grande enredo sobre São Paulo, mostrando as transformações da cidade e protagonizando, em seus sambas, a população simples da Terra da Garoa.

Assim como eles, o público foi convidado a se  apropriar de São Paulo e ser também cronista da cidade. Vários depoimentos já estão nas redes sociais, como a de Cris Kuntz,  que se lembra de espaços icônicos da cidade como:  Casa São Nicolau, o Mappim , casarões da avenida Paulista que deram lugar aos bancos, o lançamento do Shopping Iguatemi, entre outros. 

Até o aniversário da cidade de São Paulo, 25 de janeiro, o público pode enviar  depoimentos sobre sua  relação com a Terra da Garoa , basta gravar e postar em suas redes sociais com a #CronistasDaCidade. Os depoimentos também serão disponibilizados nas redes sociais da cantora, pesquisadora e regente Dani Mattos. 

Serviço: 

Cronistas Da Cidade readequado  – Dani Mattos & Toque De Bambas.  Lei de incentivo ProAC ICMS-  Governo do Estado de São Paulo - Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura  #CronistasDaCidade

Instagram:  @danimmattos    @7melodica

Principais plataformas digitais (  25/01)

Expediente:

Dani Mattos (criação, voz) ,  Tito Longo (cavaquinho/voz), Marcelinho Monserrat (violão 7 cordas) ,  Koka Pereira ( Percussão) , Edu Batata (Percussão/voz)

Mixagem e masterização som(Adonias Jr- Estúdio Arsis), Direção e Edição dos vídeos (Ronaldo Miranda- Isla Filmes), Administração (Paschoal Milani Netto), Produção executiva (Fabiana Lian),Identidade Visual (Maria Ozi), Mídias sociais (Agência O Raio), Assessoria Jurídica (Brb law Advogadas associadas), Assessoria Administrativa (Sorella Produções), Contabilidade (Midia  Contabilidade), Runner (Buiu), Locação de equipamentos (Brazil Câmera e Tablet´s House), Materiais (Casa do Roadie). 

Sem nome %281144 x 250 px%29