1144x150 %284%29

OPINIÃO

Nota Pública sobre pedágios no Paraná

Sobre o novo modelo de Concessão de Rodovias Paranaenses
20/01/2021 - 15:12
Por Claudemir Machado
Claudemir Machado

Claudemir Machado

Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo - ACIT


A Associação Comercial e Empresarial de Toledo – ACIT, entidade representativa de mais de quatro mil empresas situadas no município de Toledo/PR, vem manifestar a sua preocupação em relação ao novo modelo de Concessão de Rodovias Paranaenses, bem como pela implantação de novas Praças de Pedágio no estado, o que poderá comprometer a competitividade e o desenvolvimento regional.

A ACIT entende que o modelo de renovação dos contratos de Pedágio deve priorizar uma menor tarifa, ao contrário do que está sendo proposto, já que os paranaenses, em especial do Oeste do Paraná, há décadas vêm pagando um preço muito alto pelo pedágio sem que as obras de infraestrutura e melhorias nas estradas, inicialmente prometidas, fossem realizadas. 

Desta forma, a ACIT, em consenso com o Programa Oeste em Desenvolvimento e com a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná - CACIOPAR, entende que o setor produtivo e a população não podem ser duplamente penalizados pelo governo, e seguirá vigilante e defenderá os interesses dos seus associados, pleiteando por uma concessão justa, transparente e com o critério pela menor tarifa. 

Além disso, a Entidade é contrária a implantação de novas praças de pedágios na região, o que dificultará a permanência das empresas no interior do estado, prejudicando sobremaneira o desenvolvimento econômico local. 

A ACIT acompanhará de perto as tratativas e envidará todos os esforços para que se chegue a um modelo de pedágio mais justo. Não podemos pagar a conta duas vezes!
Sem nome %281144 x 250 px%29