1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Rede municipal de ensino prepara volta às aulas

Preparação para este retorno foi o tema central de encontro desta quinta (28). Nas escolas, ano letivo inicia-se, de forma remota, em 9/2; nos Cmeis, só em março
29/01/2021 - 10:12
Por Assessoria


O retorno às aulas foi o tema central da primeira reunião de 2021 entre representantes da Secretaria de Educação de Toledo (Smed) e diretores de 36 escolas e 28 centros municipais de educação infantil (Cmeis). Durante o encontro, realizado no auditório da prefeitura, foram discutidos assuntos técnicos, logísticos e pedagógicos relacionados ao ano letivo de 2021, como as medidas de prevenção à Covid-19 a partir do momento em que as aulas presenciais forem retomadas na rede municipal de ensino.

Este cuidado já começou pela forma como a Smed organizou o encontro: para evitar aglomerações e promover o necessário distanciamento social, os gestores foram divididos em duas turmas: pela manhã, os diretores das escolas municipais; à tarde, os dos Cmeis. Os protocolos sanitários também serão seguidos à risca na abertura oficial do ano letivo em evento que será realizado em 8 de fevereiro no Teatro Municipal de Toledo.

No dia seguinte, as escolas já darão início às atividades pedagógicas, ainda de forma remota. Como esta modalidade não é viável para as turmas de Cmeis, nestes estabelecimentos o ano letivo só terá início em março. “Na educação infantil esses preparativos levam um pouco mais de tempo. Esse retorno só acontecerá se cumpridas todas as exigências e protocolos sanitários e observados todos os processos de preparação pedagógica”, garante a secretária da Educação, Elisângela Batista. 

Ainda em março as turmas de Pré-Escola e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (5º ano) passarão a assistir aulas de forma híbrida, com os alunos acompanhando-as presencialmente e o restante de casa - a cada semana, haverá uma troca entre os dois grupos. “Esse retorno às aulas presenciais é de extrema importância. Por isso, temos que refletir sobre cada passo deste processo de retomada da rotina em meio a uma pandemia. É um desafio gigante que temos pela frente e nosso objetivo é permitir que isso aconteça ao mesmo tempo em que vamos colocar em prática projetos que visam à melhoria da qualidade de ensino oferecido pela rede municipal”, salienta.

Diretrizes


Além de dialogar com a Smed sobre o retorno às aulas, os diretores de escolas e Cmeis atualizaram seus conhecimentos em gestão escolar e ouviram da nova gestão da pasta e do executivo municipal quais serão os principais projetos que a gestão municipal pretende implantar na rede municipal de ensino, como o Teia dos Saberes, Rede de Proteção do Educando, Educação Ativa, Professor Pesquisador e Aluno Conectado. “Temos alguns dos melhores professores do Paraná, que merecem ser valorizados e reconhecidos para que, juntos, possamos tornar Toledo, a nona maior economia do estado, na primeira colocada nos índices relacionados à educação”, observa. 
Sem nome %281144 x 250 px%29