Img 3650

EMPREENDEDORISMO

Sebrae/PR divulga mapeamento com o cenário de startups

Paraná conta hoje com 1.434 startups em 87 cidades, um total de 402 startups a mais (39%) em relação ao estudo anterior
03/02/2021 - 16:42
Por Assessoria


O Sebrae/PR apresenta na terça-feira (09/02), o Mapeamento das Startups Paranaenses 2020/2021. O levantamento que chega a sua sétima edição aponta que o Paraná conta hoje com 1.434 startups em 87 cidades, um total de 402 startups a mais (39%) em relação ao estudo anterior, divulgado no segundo semestre de 2019. Em 2020, 374 novas startups surgiram no mercado, sendo 35 delas na área de saúde e bem-estar, serviços de grande demanda por conta da pandemia do coronavírus.

Na live serão detalhados aspectos técnicos e econômicos do mapeamento. O evento, que contará com a participação de startups de destaque no estado acontecerá a partir das 17 horas no canal do Sebrae/PR.

O coordenador estadual de startups do Sebrae/PR, Rafael Tortato, destaca a importância do material. “O levantamento evidencia o potencial do Paraná na promoção de negócios inovadores em nível nacional. Esse é um estudo que nos permite enxergar a evolução, avaliar o cenário, tendências e planejar ações que potencializem cada vez mais o ambiente de inovação no estado”, explica.

O mapeamento produzido pela entidade exibe o número de startups no estado, por regiões, por tempo de existência, modelos de negócios, verticais de atuação, faturamento, investimentos recebidos, números de funcionários e outros dados importantes, além de exibir pequenos perfis e realizar análises sobre os ecossistemas de inovação de cada região do estado.

O material apresenta ainda startups para ficar de olho: 16 empresas que foram vencedoras do StartupPR Conecta Awards, prêmio entregue durante o Conecta 2020, maior evento de inovação do Paraná, além de quatro finalistas do programa Capital Empreendedor, do Sebrae Nacional. Após o evento, o estudo será publicado no site do StartupPR.

O mapeamento é uma das ações do StartupPR, programa do Sebrae/PR dedicado a potencializar o ecossistema e os negócios da nova economia no estado. Com a pandemia, a instituição também precisou se transformar e tornou os serviços oferecidos, atendimentos e consultorias especializadas 100% digitais.

Ao longo do último ano, o Sebrae/PR também adaptou e lançou novas soluções digitais e programas destinados às diferentes fases de desenvolvimento das startups e à busca por investimentos, realizou parcerias com universidades, além de promover encontros virtuais e possibilidades de crescimento e conexão entre empreendedores. No ano passado, o maior evento de inovação do Paraná, o Conecta, também foi realizado de maneira 100% online e reuniu mais de 1.500 pessoas em três dias. Além disso, em 2020, foi aferido um aumento de 92% em relação a 2019 no número de empreendedores beneficiados pelo StartupPR.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29