1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Volta às aulas na rede municipal será de forma remota

A previsão é que ainda no primeiro semestre todas as crianças estejam novamente presentes nas unidades educacionais do município
05/02/2021 - 15:31
Por Assessoria


A Secretaria Municipal de Educação (SMED) anunciou a volta às aulas para a próxima terça-feira (09). Os alunos e alunas da rede municipal começarão a estudar no sistema remoto, ou seja, recebendo atividades em casa, com a mesma rotina já aplicada em 2020. Para o mês de março está previsto o retorno dos quintos anos às aulas presenciais e gradativamente as demais séries deverão voltar ao ambiente escolar. 

A previsão é que ainda no primeiro semestre todas as crianças estejam novamente presentes nas unidades educacionais do município, ficando para os responsáveis a decisão de encaminhar ou não seus filhos para a escola durante a pandemia, a partir da assinatura de um termo de concordância.

No total, a SMED é responsável por 36 escolas e 28 centros municipais de educação infantil. Cada equipe diretiva destas unidades deverá, de acordo com sua realidade, montar um plano de contingência que será analisado pela comissão intersetorial e, caso cumpra o protocolo sanitário, será aprovado. “As turmas voltarão gradativamente, porém algumas escolas, como as do interior, por terem um número menor de alunos podem apresentar condições para que todos possam retornar”, disse a secretária da SMED, Elisangela Batista. 
 
A ação é respaldada pelo decreto 26/2021, que define o distanciamento, o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI’s) e a presença de monitores para orientar os presentes nos estabelecimentos de ensino conforme o plano de contingência da instituição.

A volta gradativa é importante para que a comunidade escolar (pais, alunos e professores) se adapte à nova realidade. Elisangela explicou também que este retorno gradual faz parte da deliberação 008/2020 do Conselho Municipal de Educação (CME). Segundo o documento, “a reorganização do calendário escolar deve levar em consideração a possibilidade do retorno gradual das atividades com presença física dos estudantes e profissionais da educação na instituição escolar, seguindo orientações das autoridades sanitárias”.
 
Segurança para as equipes

Para que o ambiente seja seguro para os professores e demais trabalhadores dos espaços de educação, a SMED realizou a aquisição de EPI’s para os profissionais. “Vamos ter todo o aparato necessário para segurança dos trabalhadores da educação”. Mesmo com todos os cuidados, Elisangela reforçou que ainda não é possível o retorno de todos os alunos. “Estamos respeitando todos os protocolos sanitários apontados pelos órgãos de saúde e nossa comissão intersetorial e, gradativamente, com a adaptação deste primeiro grupo, vamos ampliando o retorno para outras séries, com base na análise do funcionamento do plano de contingência daquela escola se consolida na prática”.

As equipes diretivas (diretores e coordenadores) e servidores do quadro geral e administrativo (auxiliares em serviços gerais, cozinheiras, assistentes em desenvolvimento social nas escolas, assistentes e auxiliares administrativos e professores que se encontram em atividade administrativa por indicação de perícia médica) retornaram as atividades na última quarta-feira (27). Já os professores iniciaram as atividades em 2021 nesta segunda (01). Em relação aos professores e demais trabalhadores que se enquadram nos grupos de risco, as escolas foram comunicadas sobre os procedimentos a serem adotados. 

CMEI’s

Em relação aos centros municipais de educação infantil (CMEI’s), os professores seguem trabalhando nas unidades e as atividades seguem o mesmo formato adotado em 2020. “Conforme comportamento dos números de pandemia, discussões da comissão intersetorial, vai se buscar gradativamente um retorno híbrido e avançar até a retomada total na forma presencial. Porém, ainda não temos um prazo para isso”, disse Elisangela.

Abertura do ano letivo

Na segunda-feira (08) os professores e demais trabalhadores da SMED participarão de formação para dar início às atividades do ano letivo. O momento será conduzido pela professora Dra. Marta Chaves. O evento terá a presença da equipe técnica pedagógica da SMED e direções e coordenações das escolas e CMEI’s. Os demais professores e trabalhadores acompanharão em tempo real o encontro dos seus locais de trabalho.
Sem nome %281144 x 250 px%29