1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

EDUCAÇÃO

UFPR incentiva participação feminina nas Ciências Exatas, em evento

“Meninas nas Exatas” será nesta quinta-feira; inscrições seguem abertas até início das atividades remotas com palestras, oficinas, gincanas e rodas de conversa


09/02/2021 - 11:56
Por Chirlei Kohls / Agência Escola de Comunicação Pública UFPR


Nesta quinta-feira (11) acontece o “Meninas nas Exatas: por elas para todos”, promovido pelo Setor de Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento, que marca o Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências, oferece de forma remota uma programação composta por palestras de renomadas pesquisadoras, além de oficinas, gincanas, rodas de conversa, entre outras atividades.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento com acesso exclusivo à toda a programação. A palestra de abertura, às 9h, contará com a presença da professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Bárbara Carine Pinheiro, que fará uma reflexão sobre os processos de invisibilização das mulheres nas ciências, em especial as mulheres negras. Em sua segunda edição, o “Meninas nas Exatas” deste ano não se limita a somente um dia de evento. Entre os dias 10 e 15 de fevereiro também acontecem atividades assíncronas que podem ser acessadas em qualquer horário. Serão disponibilizadas ações voltadas para as áreas das Exatas: física, química, matemática, computação, expressão gráfica, estatística, e também outros temas, como feminismo e história da ciência.

O principal objetivo do evento é valorizar e divulgar a participação feminina nas Ciências Exatas. Segundo a professora adjunta do Departamento de Física da UFPR e uma das coordenadoras do “Meninas nas Exatas”, Alessandra Souza Barbosa, as mulheres ainda são sub-representadas nas Exatas e o evento é uma oportunidade para contribuir na formação delas. “Esperamos que através das mais diferentes atividades que foram pensadas para todas as idades, meninas e mulheres se sintam representadas e encorajadas e entrar e permanecer na área”, relata.

Mulheres e meninas nas Exatas

O projeto Open Box da Ciência, apoiado pela Organização Gênero e Número e pelo Instituto Serrapilheira, realizou um levantamento que destaca um grande desequilíbrio no acesso à ciência no Brasil. Dos 77,8 mil pesquisadores brasileiros com doutorado, apenas 40,3% são mulheres. Além disso, voltando o olhar para as áreas de produção científica, a participação feminina também é menor: nas Ciências Exatas e da Terra elas compõem 31% dos pesquisadores.

Alessandra pontua que o “Meninas nas Exatas” tem a intenção de inspirar meninas e mulheres a seguir carreira na área e ver as Ciências Exatas como uma possibilidade real. “E para aquelas que já estão no meio, que se sintam acolhidas e representadas. Que vejam as diferentes possibilidades que têm dentro do campo e percebam que esse é sim lugar de meninas e mulheres”.

A estudante do curso de Licenciatura em Matemática da UFPR Natalia Chicora também enxerga o retorno do evento para a sua formação e carreira. Natalia é voluntária da organização e auxiliará em algumas das atividades ofertadas para o público, como palestras e oficinas. Ela conta que neste trabalho conheceu mulheres inspiradoras e acredita na importância do “Meninas nas Exatas” para todas as estudantes. 

“Não é sempre que ouvimos sobre cientistas e pesquisadoras na educação básica. Quase não há modelos para essas garotas se espelharem na área das Ciências Exatas. Precisamos que esses exemplos sejam dados para mostrar que as mulheres podem ser o que quiserem”, defende a estudante.

Evento que ultrapassa os muros da UFPR

O “Meninas nas Exatas” oferece atividades para todas as idades e abre as portas da UFPR para estudantes, professoras e interessadas em Ciências Exatas. Para Alessandra, o diálogo criado com a comunidade é importante e faz parte de um dos pilares da universidade: a extensão. É uma oportunidade de falar da ciência feita por mulheres e chegar até meninas e jovens que se interessam pelo assunto.

Prova disso é a participação da professora de Matemática da rede estadual de ensino do Estado do Paraná Rosenilda de Souza Nagata. Essa será a segunda vez que comparece ao evento. Na edição passada do “Meninas nas Exatas”, a professora acompanhou cerca de 25 alunos do 8º e 9º ano. Neste ano, motivada a participar novamente, ela afirma que as oficinas e palestras contribuíram na aprendizagem de novas metodologias a serem utilizadas na prática de sala de aula.

Rosenilda também relata que através do evento percebeu a importância em mostrar as possibilidades das Ciências Exatas para suas alunas e as oportunidades de chegarem ao ensino superior. “Ao participar das palestras houve um despertar de como posso incentivar minhas alunas a se interessarem pelo estudo e pelas Exatas”.

Serviço

O “Meninas nas Exatas” acontece entre os dias 10 e 15 de fevereiro com atividades assíncronas somente para as pessoas inscritas. Especialmente no dia 11, a transmissão será ao vivo das 9h às 22h, com transmissão aberta pelo YouTube da abertura (das 8h30 às 10h30), mesa redonda (17h30 às 18h30) e palestra de encerramento (19h às 20h30).As inscrições estão abertas e vão até o dia do evento. Confira a programação completa aqui. Mais informações, também pela página Meninas Exatas UFPR no Facebook e Instagram.


Sem nome %281144 x 250 px%29