Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Peça de crochê reveste árvore da Praça da Cultura

Um grupo de mulheres da Cooperativa de Artesãos de Toledo (Cooarte) inicia nesta quinta-feira (28), a montagem da peça de crochê que irá revestir e decorar uma árvore na Praça da Cultura. De iniciativa da administração municipal, a proposta visa demonstrar o carinho e respeito às arvores, além de divulgar a produção artesanal de Toledo.

27/07/2011 - 14:50


“O prefeito José Carlos Schiavinato, em uma de suas visitas, conheceu este projeto, achou interessante e trouxe para Toledo. A intenção é manifestar uma forma de aconchego, de carinho, de proteção em relação a natureza e também divulgar o trabalho feito pelas artesãs de Toledo”, explica a secretária municipal de Cultura, Rosângela Reche. Ela entrou em contato com a Cooarte, que prontamente abraçou a ideia, iniciando a confecção do trabalho. O material utilizado foi cedido pela Indústria de Fios Fial, de Toledo.
As peças são de diversas cores e inclui uma base em malha e flores fazendo parte da decoração da árvore. “Vai ficar muito bonito”, acredita a presidente da Cooarte, Marilene Lessa de Lima. Segundo ela, um grupo de 15 mulheres se empenhou no trabalho, nos últimos 30 dias, desde a concepção do projeto à execução. O trabalho deverá ser montado nesta quinta-feira (28), a partir das 13h30, e entregue oficialmente na sexta, às 16h30.
Ela acredita que além de despertar um sentimento de proteção da natureza, a iniciativa vai servir para divulgar o trabalho artesanal feito em Toledo. “Apesar de ter cerca de 10 anos de atuação na cidade, muitas pessoas desconhecem o trabalho realizado pelas cooperadas”, afirma a presidente da Cooarte. As peças, que incluem peças artesanais em madeira, pintura, objetos de decoração, souvenirs, entre outros materiais, são comercializadas em um espaço cedido pela prefeitura de Toledo no segundo piso do Terminal Rodoviário, na Feira do Produtor e em uma sala inaugurada há dois meses no Aquário Municipal.
“Nossa preocupação neste ano é intensificar um trabalho de marketing, para que as pessoas conheçam a cooperativa e nossos produtos. Por isso estamos ampliando a nossa participação na comunidade e também participando das festas do interior e feiras regionais. Esta iniciativa vem se somar ao nosso projeto e por isso abraçamos esta ideia”, complementa Mari.
A entidade reúne hoje 90 cooperados e está aberta a novos sócios. Para isso é necessário conhecer e enquadrar-se ao Estatuto da Cooperativa, pagar uma cota de R$ 100 e destinar à cooperativa uma porcentagem sobre a venda da produção.


Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29