Para regularizar esta situação, a prefeitura de Toledo realizou em 2001 uma alteração da numeração predial e autorizou a permanência do número antigo por um determinado período. Em algumas moradias e empresas, os dois números (o velho e o novo) ainda permanecem, causando confusão. A campanha pretende fazer com que a população regularize a situação, retirando o número antigo e mantendo o correto em local visível.
“Foi uma medida provisória, até que as pessoas assimilassem o novo número e atualizem o endereço. Muitas pessoas, no entanto, não retiraram o número antigo, o que causa confusão até hoje”, explica o diretor do Departamento de Cadastro, Vitor Perin. Com isso, em algumas casas, existem mais de um número dificultando a localização. “Se passaram mais de dez anos, tempo suficiente para assimilar o novo número”, acrescenta, ressaltando que o número antigo não é mais utilizado para correspondências e também traz dificuldades aos entregadores, ao comércio, prestadores de serviços entre outros na localização do endereço.
Em caso de dúvidas com relação ao número correto o contribuinte deverá procurar o setor de cadastro ou consultar o carnê do IPTU. Nele consta o número residencial ou comercial atualizado. A campanha deverá abranger inicialmente orientações nos veículos de comunicação. A segunda fase incluirá uma fiscalização mais efetiva, de casa em casa, orientando as pessoas a fazer a troca do número, descartando o antigo. Serão contratados estagiários, que percorrerão toda a cidade, orientando e fiscalizando com relação a colocação do número correto.
Da Assessoria - Toledo