1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SAÚDE

Conselho Municipal de Saúde finaliza organização para a 11ª Conferência

Faltava apenas um minuto para às 19h da última terça-feira do mês de julho, dia 26, quando o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Rodrigo Melonari, iniciou a reunião ordinária. Diz o regulamento do CMS que as reuniões ordinárias para dar quórum devem ser realizadas com a presença de 50% dos conselheiros mais um e o prazo limite para o seu início é de meia hora do horário previsto da abertura dos trabalhos, no caso 18h30 de ontem. Após 29 minutos de atraso, o presidente do CMS falou sobre os últimos detalhes para a realização da 11ª Conferência de Saúde a ser realizada nos dias 29 e 30, respectivamente sexta-feira e sábado, no Centro de Eventos Ismael Sperafico. Os conselheiros ainda apreciaram e votaram o relatório da Comissão de Finanças e Orçamento e a secretária de saúde, Denise Liel apresentou os informes da secretaria.

27/07/2011 - 15:22


“Na reta final, os trabalhos são intensificados”, está foi a afirmação do presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Rodrigo Melonari, há três dias antes do início a 11ª Conferência Municipal de Saúde. Neste momento, segundo Melonari, os conselheiros estão finalizando as organizações das propostas, das pastas, das fichas dos delegados para realizar o evento, entre outras questões. “Estamos trabalhando intensamente para a realização da Conferência. Faltam pequenos detalhes, mas para o dia estará tudo organizado. Que a Conferência ocorra da melhor forma possível e que seja um sucesso”.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde lembrou que durante a realização das pré-conferências no início deste mês foram obtidas 356 propostas, deste número, a equipe fez um ajustamento em algumas, porque várias foram consideradas idênticas e foram transformadas em apenas uma, o que totalizou 276 propostas. Elas serão lidas, analisadas, aprovadas ou não e encaminhadas para a Conferência Estadual. Ainda nas pré-conferências, segundo Melonari, esteve a disposição 250 vagas para delegados e foram fechados 207 delegados. “A adesão foi abaixo do limite máximo de vagas, devido a participação de a população ter sido menor. No entanto, as propostas foram ricas e válidas. No geral, a população está solicitando por melhorias e soluções dos problemas de saúde. No sábado reuniremos os delegados para fazerem a leitura e quando necessário iremos fazer o debate. Pretendemos aprovar um número possível de propostas que colabore com o Município de Toledo”. Melonari enfatizou que são vários os pedidos, como melhoria no atendimento das especialidades, pois a maioria das pessoas durante as pré-conferências relatavam que o tempo de espera pelo atendimento é longo. “É preciso haver agilidade neste processo para que a consulta ocorra mais rapidamente. É necessária a agilidade e que os resultados sejam rápidos e positivos, garantindo a qualidade do cidadão”.


Programação
29 de julho
18h30 – Credenciamento
    Apresentação Cultural
19h30 – Abertura Oficial
20h – Situação da Saúde no Estado do Paraná – 20ª Regional de Saúde.
20h20 – Conferência magna: “SUS: Patrimônio do Povo Brasileiro: Construindo as Redes de Atenção à Saúde”. Mário Lobato da Costa – Auditor SEUAD-PR/DENASUS-MS
21h30 – Encerramento

30 de julho de 2011
7h30 – Café da manhã
8h – Início dos trabalhos
8h15 – Leitura e votação do Regimento Interno
8h45 – Plenária – apresentação e votação das propostas e moções
12h – Intervalo para almoço
13h- Continuação Plenária
15h – Eleição e homologação dos Conselheiros Municipais de Saúde gestão 2012-2015
16h – Eleição dos Delegados para X Conferência Estadual de Saúde
17h - Encerramento

Relatório
Durante a reunião do Conselho Municipal de Saúde, a Comissão de Finanças e Orçamento apresentou os resultados das análises dos relatórios do segundo trimestre (abril, maio e junho). Segundo informações da Comissão quando houve uma dúvida
A comissão analisou cada empenho dos relatórios do trimestre referente aos meses de abril, maio e junho e, quando teve alguma dúvida buscou por informações na Secretaria de Saúde. Para encerrar a Comissão informou que não encontrou nenhuma irregularidade no documento e que o mesmo estaria a disposição dos conselheiros que desejassem averiguar os dados.
No momento em que eram respondidos alguns questionamentos, os conselheiros e demais participantes ouviram um estrondo e um grito feminino, a princípio, parecia ser de uma criança, mas era de uma jovem. Resultado: A reunião foi paralisada, pois os profissionais que ali estavam foram prestar auxílio no acidente: choque entre duas motocicletas. Após o Corpo de Bombeiros prestar o atendimento, os conselheiros retornaram para a sala e o presidente retomou a reunião. Outros questionamentos foram respondidos e Melonari colocou em votação o relatório, o qual foi aprovado, sendo que houve uma abstenção.


Informes da Secretaria de Saúde
A secretária de Saúde, Denise Liel, convidou os conselheiros e a população geral para que participem da audiência pública do segundo trimestre deste ano, referentes aos meses de abril, maio e junho. A reunião será realizada às 18h30 desta quarta-feira (27), no auditório da Câmara de Vereadores. Segundo Denise é uma oportunidade das pessoas fazerem uma análise mais detalhada do período e apresentarem suas sugestões.
Nos informes, a secretária ainda lembrou que nesta quinta-feira (28), no Dia Nacional de Combate as Hepatites Virais é preciso alertar a população sobre o diagnóstico e investigar a doença, pois é uma enfermidade silenciosa. “A incidência das hepatites virais é maior que a do vírus HIV/AIDS. As hepatites são doenças perigosas”. Ela afirmou que no dia as pessoas serão avaliadas e encaminhadas para a realização do exame de sangue.

Sem nome %281144 x 250 px%29