1144x150 %284%29

SAÚDE

Toledo ultrapassa dois mil casos ativos de Covid-19

Outros 608 exames aguardam resultado. Desde o início da Pandemia 144 pessoas perderam a vida para a Covid-19.

03/03/2021 - 18:54
Por Redação


A proporção entre novos casos e recuperados está cada vez mais desiquilibrada. Nesta quarta-feira (3), o município anunciou 157 novos casos contra 60 recuperados. São 2026 casos ativos e 608 aguardam o resultado. Leitos seguem com 100% de ocupação. 

O Centro de Operações Emergenciais (COE) de Toledo avaliou a semana epidemiológica nº 8, compreendida entre os dias 21 e 27 de fevereiro de 2021, a conclusão que os técnicos da Secretaria de Saúde chegaram é de que estamos vivenciando o “pior cenário desde o início da pandemia”. A elevação do número de casos suspeitos, do número de casos confirmados e do número de óbitos, atrelados ao esgotamento dos leitos de enfermaria e de UTI em toda a macrorregião mudou drasticamente o cenário da pandemia. 

“Desde o dia 22 de fevereiro se notou um aumento súbito na ocupação de leitos de UTI na Macrorregional Oeste, a qual pertence a regional de Toledo. Também tivemos um aumento no número de atendimentos de pessoas sintomáticas. Alguns dias superou os 300 pacientes em um dia. Tivemos recordes de casos na semana e no mês de fevereiro. Sabemos que necessariamente um percentual destes pacientes irão precisar de um leito de UTI. Observamos que a necessidade é cada vez mais cedo após os primeiros sintomas da doença. O sistema ficou sobrecarregado tanto do ponto de vista de atendimento, quanto de leitos. Como isso aconteceu de forma regional e estadual motivou o Governo do Estado a adotar medidas mais severas de restrição já que o sistema está colapsando”, relatou a secretária de Saúde,
Gabriela Kucharski. 

Em resposta a essa situação, o Governo do Paraná emitiu o Decreto Estadual nº 6983/2021, que estabeleceu medidas mais duras para funcionamento de empresas e circulação de pessoas em virtude do agravamento da pandemia do novo coronavírus.  

A secretária de Saúde destacou a importância de aderir de forma articulada às restrições decretadas pelo Governo do Paraná. “O lockdown quando feito apenas no município não surte tanto efeito, mas quando é realizado de forma regionalizada ou em todo estado ele tem uma abrangência maior e evita que as pessoas circulem. Como a AMOP também adotou seguir o decreto estadual, por isso entendemos que seria eficiente essa medida”, garante Gabriela Kucharski. 

Números

Os atendimentos com registro de síndromes gripais tinham chego graficamente nos mais altos índices em dezembro e janeiro (2.873 e 2.856, respectivamente) em Toledo. Mas o mês de fevereiro superou, de longe, esses dados ao atingir 4.096 atendimentos. 
 
No dia 22 de fevereiro de 2021 foi registrado o maior número de casos suspeitos na rede municipal em um único dia. Dos 340 atendimentos, 251 se enquadraram como casos suspeitos. Do dia primeiro ao dia 19 de fevereiro a média diária de atendimentos do Pronto Atendimento Municipal (PAM/Mini Hospital) foi de 180 casos. Já no período de 20 a 28, houve um salto para 244 atendimentos em média por dia. 
 
A média diária de atendimentos fechou no mês de fevereiro em 142,71. A alta no número de casos suspeitos de Covid-19 em Toledo, neste período, foi de 43%. Até o momento foram registrados 144 óbitos no município de Toledo. Na semana epidemiológica número 8, foram registrados 1.062 casos e nove óbitos no total. 

Mesmo com o considerável investimento na abertura de novos leitos de UTI (são 3,2 vezes mais leitos do que o início da pandemia), a média de ocupação na macrorregional desde o dia 21 de fevereiro tem sido de 99%. Na segunda-feira (01), dos 229 leitos, 228 estavam ocupados. 
 
A Prefeitura afirma que está a um ponto da bandeira roxa na matriz de risco. "A Matriz de Risco é composta por seis itens que são avaliados e o somatório da pontuação aponta os indicativos das bandeiras. Chegamos no limite de pontuação entre a Bandeira Vermelha e a Bandeira Roxa (30 pontos). Mais um ponto estaríamos oficialmente na Bandeira Roxa. No comparativo da semana epidemiológica 8 com duas anteriores, o quesito “Taxa de ocupação de leitos de enfermaria” finalizou com média inferior a 70% e não pontuou. Isso não quer dizer que a situação não esteja extremamente grave, mas no rigor da metodologia ficamos nesse cenário, pois comparamos um período péssimo com um ruim", diz nota.
 
Mais leitos
 
O Estado já abriu 3.616 leitos exclusivos Covid-19 desde o início da Pandemia. Como a Macrorregião Oeste é considera uma das mais graves, o Governo anunciou para Cascavel 12 leitos de UTI e 10 de enfermaria no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), referência para o tratamento da doença em Cascavel. O Estado encaminhou também equipamentos para ajudar na abertura de outras 10 UTIs no Hospital Municipal.

“O quadro é muito grave. O Governo do Paraná está fazendo todo o investimento possível para ampliar a estrutura em Cascavel. Apenas com equipamentos e diárias de leitos já aplicamos na cidade R$ 50 milhões. Mas a estrutura é finita. Precisamos contar com o apoio da população, para que acate o pedido de ficar em casa neste momento”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Sem nome %281144 x 250 px%29