No boletim da 20ª Regional de Saúde, desta quinta-feira (4), além das UTIs com 98,08% ocupadas, na fila outras 22 pessoas que esperavam uma vaga disponível na UTI e 33 aguardavam uma vaga na enfermaria. No município de Toledo, 179 novos casos, duas mortes foram anunciadas hoje, duas mulheres, uma de 54 anos e a outra de 73 anos. Desde o início da Pandemia, 146 vidas foram perdidas na Pandemia.
O maior número de pessoas internadas por Covid-19, também foi registrado hoje, 72 moradores, 46 em leitos de enfermaria e 26 em leitos de UTI. Toledo tem 2037 casos ativos e 530 exames em análise.
As projeções dos números da Pandemia não são animadoras. Dr. Torao Takada, médico responsável pelo Hospital Bom Jesus, em entrevista ao Jornalista Paulo Weber Junior, da Rádio Integração avaliou o momento como crítico.
“A situação vai piorar! Nós temos mais de dois mil pacientes ativos, destes 85% terão uma boa recuperação, mas em torno de 5% deste pessoal vai para a UTI, ou seja, 100 pessoas vão para a UTI. A estatística nacional é que em torno de 43% das pessoas que chegam na UTI vão a óbito, na nossa situação está em torno de 35% as pessoas que vão a óbito”, disse o médico.
Já piorou
A enfermaria para pacientes Covid em Toledo é no Mini Hospital, lá deveriam ficar apenas pacientes não graves, no entanto, 11 estão intubados naquele local. A nota da Prefeitura, emitida ontem à noite, afirmava que a estrutura tinha esgotado toda a sua capacidade de atender casos urgentes.
Respiradores
Em nota, nesta tarde, a Prefeitura anunciou que comprou cinco respiradores para o Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital). A expectativa é que os equipamentos cheguem em Toledo na noite desta quinta-feira (04), por volta das 21h. O investimento é de R$ 289.500,00.
Reorganizar a estrutura
Hoje, a Prefeitura também anunciou, o fechamento de algumas unidades de saúde. O Departamento de Atenção Primária em Saúde explicou que tais medidas se fazem necessárias para que os profissionais da Atenção Básica possam reforçar o atendimento no Pronto Atendimento Municipal (PAM) e nas unidades sentinelas.