1144x150 %284%29

TECNOLOGIA

Webinar das Cidades Digitais compartilha tecnologias nos municípios do Oeste Paranaense

Foz, Medianeira e Pato Bragado apresentam inovações no encontro virtual nesta terça-feira. Com 60% de renovação nos Executivos Municipais, desafio dos novos prefeitos eleitos será investir nas cidades inteligentes para desenvolver localidades
08/03/2021 - 15:08
Por Assessoria


A modernização dos municípios do Oeste Paranaense será tema de encontro virtual que reúne prefeitos, gestores públicos e especialistas, nesta terça-feira (09), promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), às 10 horas. No Webinar das Cidades Digitais da região, os prefeitos de Pato Bragado, Leomar Rohden, o Mano, e de Medianeira, Antonio França, e o secretário de Tecnologia da Informação de Foz do Iguaçu, Evandro Ferreira, trazem as inovações implantadas nas cidades para atender a população. “É o espaço para troca de informações e soluções que possam contribuir com o planejamento municipal, com ideias e modelos de como se investir em tecnologia, imprescindível nesse momento”, ressalta o diretor da RCD, José Marinho. 
 
Além de tecnologias disponíveis, o evento online também terá a participação da coordenadora-geral de Projetos de Infraestruturas para Telecomunicações, Daniela Schettino, que aborda as políticas públicas do Ministério das Comunicações que visam melhorar a oferta de conectividade nos municípios. 
 
Renovação - Investir no conceito de cidade inteligente será uma das grandes demandas dos novos prefeitos eleitos frente à pandemia que vem acelerando o processo de transformação digital dos serviços públicos. Um levantamento feito pela Rede Cidade Digital com os 50 municípios foco do evento desta terça, mostra que em 30 foram escolhidos novos prefeitos, ou seja, uma renovação de 60% nos Executivos Municipais.
 
Pato Bragado é exemplo de pequeno município que investe na modernização da gestão pública. O prefeito Mano ressalta inovações na Educação da cidade de aproximadamente seis mil habitantes como a aquisição de novos computadores e webcam para facilitar o trabalho dos professores com as aulas online. “Também estamos negociando telas interativas para que a gente possa, com wifi em todas as salas, fazer com que haja uma participação maior do próprio aluno nas aulas que vão ficar mais interessantes”, argumenta.
 
Ainda de acordo com o prefeito, a preocupação atual é levar internet para as famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico. "A gente sabe que elas precisam de ajuda da tecnologia e muitas vezes elas não conseguem ter acesso em razão da dificuldade financeira que elas passam. Então, essas famílias vão ter a oportunidade de ter em sua casa a aula virtual com mais qualidade", conta o prefeito.
 
O secretário de Tecnologia da Informação de Foz do Iguaçu, Evandro Ferreira, também destaca que a pandemia acelerou o processo de informatização na administração municipal. Uma das ações foi a criação do Sistema de Informações Digitais (SID), que possibilita toda tramitação e despachos da Prefeitura por meio de assinatura eletrônica.
 
A primeira assinatura digital do prefeito Chico Brasileiro, marcando o início da extinção do uso do papel na administração municipal, aconteceu no começo de fevereiro. “E também uma série de serviços que levamos a prefeitura até cidadão”, cita o secretário sobre os aplicativos Saúde Foz, que possibilita o acesso ao prontuário médico de cada cidadão, e o 156 Foz, que permite emitir guias e solicitar demandas à Prefeitura. “Todas as coisas que estavam em projeto foram acelerados. O governo não parou e a maioria dos servidores estão trabalhando de forma remota”, observa Ferreira.
 
As inscrições para o Webinar das Cidades Digitais do Oeste Paranaense são gratuitas para servidores públicos e representantes de entidades/universidades e podem ser feitas pelo http://sympla.com.br/rcd. O evento  tem a parceria da S. Clara Comunicação, Inovadora, Sigma Telecom, Furukawa, ClipEscola, 1Doc , Equiplano e E.tech Brasil.
 
Serviço:
 
Webinar das Cidades Digitais do Oeste Paranaense
 
09/03, às 10 horas
 
Inscrições gratuitas para servidores públicos, entidades e universidades pelo https://www.sympla.com.br/rcd
 
Informações pelo WhatsApp (41)3015-6812 ou pelo imprensa@redecidadedigital.com.br
Sem nome %281144 x 250 px%29