Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Escola em tempo integral, o caminho da educação

O educador Anísio Teixeira definia Educação como “vida no sentido mais autêntico da palavra". Quem, por um dia, ficar junto das 90 crianças que estudam na Escola Municipal Ivo Welter em tempo integral, terá convicção da veracidade desta afirmação.

28/07/2011 - 15:44


Para os pais e professores da unidade situada, no bairro Santa Clara, não há dúvidas da eficiência desta política pública. Entretanto, ainda resistem críticas de que ela seja uma espécie de escolões ou mero depósito de crianças. “Isto não é verdade, as pessoas não sabem como ela funciona”, rebate a coordenadora do Tempo Integral da Ivo Welter, Leila Dullius, classificando de impressionante a diferença em relação aos outros alunos que não frequentam integralmente a escola. “De uma forma global, tanto no aspecto cognitivo ou da sociabilidade, elas se desenvolvem melhor e mais rápido. Ao todo, atendemos 530 crianças e percebemos nitidamente esta diferença”, reitera Dullius.

Ao lado do CAIC José Pedro Brum e da Waldyr Becker, a escola Ivo Welter  oferece atendimento em tempo integral nas primeiras séries, além de oficinas de contraturno de arte, música, horta e educação ambiental. O atendimento em tempo integral hoje é para os prés I e II e até o primeiro ano. A secretaria de Educação, Janice Salvador, aponta que o tempo integral representa uma proposta de educação que visa uma formação mais abrangente do sujeito. “Ela começou há quatro anos, em Toledo, e historicamente relaciona-se ao ingresso da mulher no mercado de trabalho, a vulnerabilidade social das crianças e a complexidade do processo educacional que passa por diferentes linguagens e demandas da atual sociedade”, explica Janice, destacando que o município seguirá ampliando gradativamente a educação em tempo integral, que atende hoje aproximadamente 300 alunos dos 12 mil da rede municipal. “A infraestrutura física é o principal complicador. Geralmente uma sala atende a dois turnos, então precisamos dobrar os atuais espaços que possuímos. Apesar do desafio, os depoimentos de professores e pais nos dão a certeza da importância de seguirmos por esse caminho”, reitera Janice.

Além das salas de aula, a escola Ivo Welter conta com laboratório de informática, biblioteca, brinquedoteca, cozinha/refeitório e outros espaços para esportes, projetos especiais e lúdicos como o parque infantil e a  horta. Em breve, também será inaugurada uma piscina. Com toda esta estrutura, as crianças sentem-se em casa. A rotina começa das 7h:30 às 17h:15, com café-da-manhã, almoço e a hora do “soninho”, antes do recomeço das atividades na parte da tarde. “Elas se sentem donas da escola”, resume a coordenadora Dullius, comemorando a troca de estagiários pelos assistentes em desenvolvimento, profissionais concursados do município. “Eles se engajam e participam muito mais. Havia uma certa instabilidade na relação com os estagiários. A educação em tempo integral também é algo novo para mim e a gente vem tentando acertar e viajando a outras cidades para conhecer outras experiências”.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29