Casa de not%c3%adcias 1144x150

EMPREENDEDORISMO

Programa eleva patamar de pequenas empresas com alto potencial

As inscrições para a iniciativa desenvolvida pelo Sebrae/PR estão abertas e as vagas são limitadas


12/03/2021 - 20:15
Por Assessoria


Gerar crescimento, elevar a competitividade a níveis internacionais, aumentar o volume de vendas e o acesso a novos mercados. Estes são os principais objetivos do Programa Alto Potencial, do Sebrae/PR, que está com as inscrições abertas. A seleção das 31 empresas que participarão do ciclo 2021 no Paraná será feita até 6 de abril e as ações começam no dia 14 do mesmo mês.

Para se candidatar a uma vaga, é necessário cumprir alguns pré-requisitos, como ter perfil empreendedor e visão de negócio inovadora, com estratégia de expansão, e gerenciar uma empresa com crescimento no faturamento acima de 20% ao ano. As atividades serão realizadas de forma virtual.

O programa trabalha o perfil do empreendedor e o prepara para mudanças por meio de um processo de aceleração, autoconhecimento e criação de um plano de desenvolvimento individual. Além disso, promove a gestão estratégica para o crescimento da empresa, com o desenvolvimento do plano de expansão.

No ano passado, o Programa Alto Potencial, do Sebrae/PR, atendeu 30 empresas e impactou mais de 60 pessoas. Foram mais de 2,7 mil horas de consultorias, uma média de 90 horas por empresa, além de 17 eventos realizados de forma 100% online. Entre as empresas participantes foi verificado um aumento médio de 69% no faturamento.

“A proposta é acelerar o crescimento das empresas e prepará-las para expandirem seus negócios de forma organizada e consistente”, explica o consultor do Sebrae/PR, Rubens Negrão.

Segundo ele, é um programa exclusivo que traz várias referências em assuntos estratégicos para pequenos negócios em crescimento, com conceitos que vão desde modelos digitais até logística e cultura da inovação. “Todo o processo é construído e acompanhado por consultores do Sebrae/PR”, aponta.

O empresário londrinense, Sandro Martins de Castro, participou do programa no ano passado em busca de empoderamento para encarar os desafios do crescimento exponencial da empresa. “As coisas foram acontecendo muito rápido e é muito importante buscar conhecimento e trocar experiências com outros empresários”, conta.

Muito do que foi planejado precisou ser adiado por conta da pandemia, mas Castro ressalta que a empresa saiu do programa com um entendimento mais profundo sobre a inovação. “Fomos muito provocados a pensar diferente e o despertar foi tão grande que estamos até com um novo projeto em curso”, afirma.

O empreendedor curitibano, Cassiano Vaz, diz que a participação da marca de alimentos foi essencial para que uma nova forma de ação fosse colocada em prática, com procedimentos mais organizados e direcionados a diferentes propósitos.

“O foco do programa é no crescimento do faturamento, mas, para isso, é necessária uma base sólida para que se consiga produzir mais e melhor. O Sebrae ofereceu uma metodologia para a estruturação e ações para desenvolvermos”, relata o empresário.

As empresas interessadas podem se inscrever no Programa Alto Potencial pelo site: www.sebraepr.com.br/altopotencial.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29