A Organização das Nações Unidas (ONU), afirma que há um número recorde de refugiados e migrantes que cruzam as fronteiras internacionais fugindo de conflitos, perseguições, pobreza e mudanças demográficas. Muitos migrantes também deixam seus países de origem à procura de melhores oportunidades de vida. Estas questões serão debatidas na Quartas Trabalhistas, uma iniciativa da Fundação Leonel Brizola - Alberto Pasqualini - Paraná e PDT Paraná.
Nesta edição da Quartas Trabalhistas, participam do debate:
Tatyana Friedrich - Pós-doutorado em Direito pela Fordham University, professora da UFPR, líder do Grupo Nupesul, Nucleo de Pesquisa em Direito Público do Mercosul PPGD//UFPR, participante do Programa Política Migratória e Universidade Brasileira, através do Projeto Refúgio, Migrações e Hospitalidade. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: direito internacional público e privado; direitos humanos, mercosul, integração regional. Atualmente pesquisa e faz atividade de extensão na temática da Migração Internacional e Regional.
Marcia Ponce - Secretária Regional da Cáritas Brasileira Regional Paraná, graduada em Serviço Social, Presidente do CERMA - Conselho Estadual de Refugiados, Migrantes e Apátridas do Estado do Paraná, integrante da Comissão Nacional de Migração e Refúgio da Cáritas Brasileira.
A mediação do evento será feita por Edna Nunes - Jornalista, professora universitária e defensora das causas humanas. Fundadora da ONG Embaixada Solidária, que acolhe estrangeiros em território nacional.
E a convidada especial é Mive-Kerline Emmanuel, primeira estrangeira acolhida pela Embaixada Solidária. Nascida na cidade de Cabo Haitiana, chegou ao Brasil por São Paulo e depois mudou-se para Toledo.
O evento é online e gratuito.