Whatsapp image 2021 02 08 at 19.08.55

CULTURA

Exposição celebra Dia Internacional da Síndrome de Down

Em Toledo, a comemoração será marcada por uma mostra fotográfica no hall de entrada da Prefeitura de Toledo.
17/03/2021 - 15:54
Por Assessoria


O próximo domingo é mais que especial. O 21/03 celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data é bastante simbólica porque a síndrome é uma alteração genética no cromossomo ‘21’, formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome aparece com ‘3’ exemplares (trissomia). Em Toledo, a comemoração será marcada por uma mostra fotográfica no hall de entrada da Prefeitura de Toledo.

A previsão é que aproximadamente 30 modelos participem da exposição de fotos ‘Olhar do Amor’, da fotógrafa toledana Fernanda Abreu. “O foco é o olhar dos nossos filhos e não o nosso olhar. Olhar do amor. Usamos a imagem deles para enaltecer a causa e não o contrário”, a integrante do Re-Criare Down, Iria Schwarzbold, reforçando que o trabalho da fotógrafa é voluntário.

O tema para a data neste ano, definido pela Federação Brasileira das Associação de Síndrome de Down, foi ‘Conectar’. “Conectar pessoas de diversas regiões e do mundo, conectar experiências, conhecimento e atividades, conectar sentimentos, amor e empatia, por meio da tecnologia e acima de tudo se cuidando e cuidando da família”. Iria acrescentou que o dia 21 é importante para a busca de melhorias para as crianças, jovens, idosos e suas famílias. “São as famílias que dão todo suporte no dia a dia para o desenvolvimento da saúde e educação neste momento em que estamos vivendo tão afastados das pessoas mais tão conectadas com o mundo”.

Sobre a Mostra


No ano passado foi realizada uma sessão com a fotógrafa Fernanda Abreu. “Ela carinhosamente colocou todo seu profissionalismo e amor nas imagens e cuidadosamente proporcionou momentos únicos às nossas crianças e adolescentes. Mas como tudo é imprevisto, veio à pandemia e não conseguimos divulgar todo o Projeto ‘Olhar do Amor’”, explicou Iria.
Casa de not%c3%adcias %281%29